sábado, 16 de outubro de 2010

RELANÇAMENTO DO FILME DE PADRE CÍCERO


O município de Juazeiro, do Norte completa cem anos no dia 22 de julho de 2011. Em homenagem ao povo de Juazeiro e aos milhares de peregrinos que visitam a terra do Padre Cícero, será relançado, em DVD, o primeiro longa-metragem de ficção sobre o famoso sacerdote. Padre Cícero – Os Milagres de Juazeiro mostra aspectos da vida do jovem Cícero no Seminário, sua chegada a Juazeiro, tendo como enfoque central a reação da igreja que condenou o religioso por acreditar no fenômeno ocorrido na Semana Santa de 1889, quando a hóstia transformou-se em sangue ao ser ministrada a comunhão para a beata Maria de Araújo. O filme mostra o processo de condenação do Padre Cícero, proibido de exercer suas funções sacerdotais, mas, mesmo assim, transformou-se posteriormente numa das mais importantes personalidades religiosas do Brasil. O modo de ser da população da zona rural, seus costumes e crenças estão presentes no filme, que também retrata a paisagem da época, o que reforça o caráter histórico da obra. Além de narrar a história de. Pe, Cícero, o filme retrata um pouco da cultura regional. A fé e a religiosidade ganham destaque diante das dificuldades enfrentadas pela população nordestina que, quando faltava comida e água, ainda tinha forças para rezar.
Lançado comercialmente no Nordeste, pelo Grupo Severiano Ribeiro em 1976, sob a direção de Hélder Martins, o filme Padre Cícero – Os Milagres de Juazeiro obteve prêmio nacional de figurino pela Associação Paulista de Críticos de Arte – SP (APCA). No elenco, atores de renome como José Lewgoy, Nildo Parente, Dirce Migliaccio, Rodolfo Arena, Manfredo Colassanti, Cristina Aché, dentre outros e, como protagonistas, Jofre Soares (Padre Cícero) e Ana Miranda (beata Maria de Araújo).
Para a divulgação do projeto, serão realizadas as seguintes atividades: Produção de releases e press-kit do filme para a imprensa (impressa, tv e rádio – nas capitais e interior dos estados onde o DVD será distribuído; Criação de uma conta nas principais redes sociais para divulgar a obra em meio digital e difundir a cultura da religiosidade nordestina na web; Manutenção de um blog com informações do filme como histórico, pequeno perfil dos atores-protagonistas e trailer, endereços de pontos de venda fixos, área de links indicados para os apoiadores do projeto e notícias sobre a distribuição do filme pelos estados do Nordeste; Visitas à imprensa local, principalmente em Rádios, para divulgação do filme e relato do projeto, aproveitando a grande popularidade dessa mídia na região.
Este projeto desenvolverá suas ações em quinze cidades nordestinas: Juazeiro do Norte(CE), Rio Largo (AL), União dos Palmares (AL), Pilar (AL), Palmeira dos Índios (AL), Surubim (PE), João Alfredo (PE), Limoeiro (PE), São Gonçalo da Mata (PE), Vicência (PE), Orobó (PE), Santa Rita (PB), Bayeux (PB), Macaíba (RN) e São Gonçalo do Amarante (RN). Este projeto está sendo realizado por Morais Distribuição Cinematográfica, com apoio do Banco do Nordeste do Brasil, através do seu Programa BNB de Cultura, 2011. (Renato Casimiro, de Fortaleza)

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu amigo Daniel,neste filme,você deveria passar por VIÇOSA-AL, por que aqui nasceu à beata mocinha, hà governanta da casa do meu padrinho CICERO.procure ha RADIO PRINCESA DAS MATAS 082-3283 1842.Qual a ligação que tem rio largo e união dos palmeires com JUAZEIRO de todo canto vai romeiros,de Viçosa saíram camponês para lutar a favor de juazeiro nas trinxeiras e nos valados. sou amigo do senhor weliton de oliveira, locutor da igreja e da radio progresso am. TITO DO GADO há seu dispó tenho 45 viagens ao jua sem espinho....082-9106-3278, muito obrigado!