domingo, 31 de outubro de 2010

Documentários divulgam dez festas folclóricas do Brasil: Juazeiro presente

A fé e o folclore do povo brasileiro viraram filme. O Ministério do Turismo criou uma coleção de dez documentários sobre grandes festas culturais que viraram atrações turísticas do país. As seis primeiras produções já foram finalizadas e tiveram sua primeira exibição pública durante a Feira das Américas – Abav 2010. As gravações continuam na próxima semana em Juazeiro do Norte (CE), durante a Romaria do Padre Cícero. Até março, a coleção estará completa, com 10 festas populares documentadas.
Documentários divulgam dez festas folclóricas do Brasil

As festas juninas são parte da coleção que servirá para atrair turistas para as várias regiões do país.

Cada vídeo tem 24 minutos e documenta uma manifestação cultural brasileira: as celebrações de Corpus Christi (Rio de Janeiro e Espírito Santo), as festas juninas (Sergipe), a Procissão Fluvial de São Pedro (Manaus, AM), a Festa do Divino Espírito Santo (Pirenópolis, GO), a Semana Farroupilha (Porto Alegre, RS) e a Festa da Nossa Senhora da Boa Morte (Cachoeiras, BA).
O objetivo do projeto "Tradições Brasil" é estimular a inclusão dessas festas populares nas estratégias de comercialização dos destinos turísticos. "Nossa intenção é fazer com que os operadores percebam a riqueza dessas expressões culturais e trabalhem esses atrativos para incrementar o turismo no país. Esses produtos podem oferecer um outro olhar sobre o destino porque eles mostram a cara do Brasil", explica Cristina Gomide, do Ministério do Turismo.
Segundo Rani Ribeiro, que integra a equipe de produção dos documentários, o processo de preparação das gravações inclui uma pesquisa prévia detalhada sobre manifestações folclóricas, aspectos gastronômicos e culturais, crenças, música e dança das festas populares selecionadas para a coleção, além da identificação dos atrativos turísticos regionais.
De Brasília
Com informações do MTur

Fonte|: http://www.vermelho.org.br


Um comentário:

Anônimo disse...

Os 80 anos do Mons. Murilo certamente foi comemorado no coração de cada pessoa que por ele tinha carinho e respeito Sua pre sença anda é muito forte,não ruiu com as paredes da basílica.Sua amizade permanecerá na memória, isso ninguém apaga.