segunda-feira, 13 de julho de 2009

JUAZEIRO PRESENTE NA FRANCAL 2009

O Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região – SINDINDÚSTRIA participa da maior feira de calçados do país – a Francal 2009, que será realizada no período de 14 a 17 de julho, em São Paulo.
O presidente do SINDINDÚSTRIA, Antonio Barbosa Mendonça, adianta que a feira é a grande oportunidade da indústria calçadista da região mostrar a qualidade de seus produtos e alavancar bons negócios. Ele diz que está otimista e espera que as empresas afiliadas à entidade façam boas vendas. “Nossos produtos se destacam pelo design, qualidade dos componentes e acabamento, além da criatividade do cearense”, enfatiza.
Cinco empresas da região ocupam um espaço coletivo de 134 m² do Stand Institucional do Ceará: Evaplast, Grupo Kaiana, Insanorte, NewWay e RB Sandálias; e mais duas estão expondo individualmente – Grupo Bopil e Grupo AP Calçados, apresentando coleções nas linhas feminina, masculina e infantil.
Juazeiro do Norte desponta como um grande pólo de desenvolvimento industrial do sul do Estado do Ceará. No setor calçadista, é o maior do Norte e Nordeste e já figura em terceiro lugar no ranking nacional, perdendo apenas para as cidades de Franca (SP) e Novo Hamburgo (RS). A ampliação do número de marcas de calçados da região mostra o crescimento do pólo, mesmo em um momento desfavorável. Hoje já são aproximadamente 250 empresas formais (83 delas associadas ao Sindindústria). O número estimado de pares de calçados produzidos em 2008 foi de 100 milhões e neste ano, esse número já está torno de 24 milhões.
Quanto às exportações, o total de pares vendidos chegou a um milhão de sandálias microporosas vendidas a diversos países, dando um faturamento de cerca de US$ 2 milhões no ano passado. Este é um demonstrativo de que as indústrias locais continuam investindo em ações comerciais para vencer o momento de incertezas do mercado. Com o atual cenário internacional, o pólo tem como foco principal o mercado interno, estimando que 1% da produção seja direcionado para o mercado externo. Espera-se que neste segundo semestre do ano ocorra um incremento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
A participação do Sindindústria na Francal 2009 conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará , Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e Sebrae.

Nenhum comentário: