domingo, 19 de julho de 2009

ABERTA PROGRAMAÇÃO DO CENTENARIO DE JUAZEIRO DO NORTE





Caravanas de vários municípios do Ceará e até estados vizinhos lotaram a Praça dos Romeiros em frente a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte para a Missa e show com o padre Reginaldo Manzotti. Os atos marcaram a abertura da festa pelos 100 anos de emancipação política do município, a partir do Centenário da Imprensa. É que no sábado, dia 18, completaram 100 anos que o Jornal O Rebate circulou pela primeira vez.
“Para mim é um privilégio e me sinto lisonjeado em poder participar desse momento histórico na abertura da festa pelos cem anos dessa cidade marcada pela fé”, disse o padre Reginaldo. Tanto na entrevista coletiva à Imprensa, quanto na sua homilia, o sacerdote não perdia a oportunidade de ressaltar as qualidades do Padre Cícero Romão Batista. Lembrou ser a segunda vez que pisa o solo juazeirense. Na primeira delas, veio numa experiência como romeiro passando dois dias viajando pelas estradas.
“Muitos aprenderam com o Padre Cícero desde criança os valores da fé, principalmente o amor por Deus”, declarou anunciando o desejo de criar laços maiores com Juazeiro. O padre Reginaldo Manzotti foi muito aplaudido quando subiu ao palco. Diariamente, ele apresenta o programa “Experiência de Deus”, retransmitido para 400 emissoras de rádio em todo Brasil e mais 15 países. São 14 anos de sacerdócio, cinco CDs gravados e 100 mil ouvintes em média, incluindo o Programa de TV.
Antes dele, houve a apresentação da Orquestra Sinfônica do Ceará. O sábado começou com uma alvorada festiva e a abertura oficial das comemorações pelos 100 anos de Juazeiro do Norte pelo prefeito Manoel Santana, através de uma cadeia de emissoras de rádio e TV. Já no período da tarde, o auditório do Centro Cultural BNB Cariri apanhou um bom público para a solenidade que marcou o Centenário da Imprensa de Juazeiro.
A primeira conferência foi da professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Luitigarde Oliveira Cavalcanti Barros, que falou sobre a Importância do Jornal O Rebate na Emancipação Política de Juazeiro do Norte. Segundo disse, o Padre Cícero confiava muito na capacidade de leitura dos juazeirenses. Na época, um vilarejo com 2.200 casebres, sendo a maioria de palha e 17 escolas com 15 delas formando a rede particular de ensino.
“Ele tinha vivo interesse e apoiava o Jornal O Rebate enxergando no mesmo um instrumento para a construção de uma opinião pública emancipatória”, falou Luitigarde. Ela discorreu sobre as origens de cada um dos responsáveis pelo jornal pioneiro na imprensa juazeirense no caso o padre Alencar Peixoto, o professor José Marrocos e o médico Floro Bartolomeu da Costa. Logo depois, houve uma Mesa Redonda sobre O Papel da Imprensa no Desenvolvimento do Cariri.
EXPOSIÇÃO - Os debatedores foram os professores Geraldo Barbosa - presidente da Comissão Organizadora do Centenário - e Luitigarde Oliveira. Coube ao mediador Renato Casimiro fazer um retrospecto sobre a Imprensa de Juazeiro. Ele antecipou detalhes relacionados com a exposição aberta sábado e que continua recebendo os visitantes no quarto andar do CCBNB Cariri para conhecer amostras dos 328 jornais editados em Juazeiro ao longo dos últimos 100 anos.
O prefeito Manoel Santana entregou kits contendo cartão postal, biografia de Padre Cícero, folder sobre o município e outros souvenirs aos professores Renato Casimiro e Luitigarde Oliveira e ao Gerente Geral do BNB, Amaury Viana. No seu discurso, considerou o Jornal O Rebate como um verdadeiro marco e a expressão de força na independência de Juazeiro. “Foi o defensor das nossas reivindicações e do sonho de liberdade”, disse Santana.
Na opinião do prefeito, em todo grande movimento popular e toda grande transformação social há sempre um jornal presente como foi o Rebate na história de Juazeiro. Ainda no auditório do CCBNB, ele sancionou a Lei de criação do Dia Municipal da Imprensa Juazeirense, que passa a ser comemorado a cada 18 de julho. A caneta do ato foi repassada a presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Maria do Carmo Ferreira.
A festa no sábado foi toda ela coordenada pelo Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, que não escondia a alegria mediante o sucesso dos eventos. Um deles foi a abertura da exposição com a distribuição da edição fac similada do primeiro número do Jornal o Rebate, com data de 18 de julho de 1909. O secretário lembrou que os 100 anos de Juazeiro transcorrerão no dia 22 de julho de 2011, mas a Comissão Organizadora do Centenário fará uma série de eventos até lá. (Texto e fotos de Demontier Tenório)

Nenhum comentário: