quinta-feira, 23 de julho de 2009

Festa de Padre Cícero leva romeiros a Boca da Mata

Durante esta segunda-feira,20, a cidade das serras como é conhecida Boca da Mata, mais uma vez foi tomada por milhares de fiéis do Padre Cícero Romão Batista. Foram romeiros de toda parte de Alagoas, que tradicionalmente todo dia 20 de julho, se deslocam para aquela cidade, a fim de celebrar a passagem da morte do mais tradicional santo milagreiro nordestino, que agora entrou para seus 75 anos.

Os organizadores da festa religiosa estimam que cerca de 15 mil pessoas entre visitantes e nativos prestigiaram ativamente as celebrações; desde a procissão que saiu às 8h, pelos principais trechos da cidade, até a concentração da missa campal, considerada a maior do gênero no Estado, e que ontem foi comandada pelo bispo de Penedo/AL, Dom Valério Brêda e pelo padre Nivaldo, da Paróquia de Santa Rita de Cássia.

“O Padre Cícero foi um verdadeiro modelo de Padre no Brasil. Ele foi sem sombra de dúvidas o patriarca Moisés; aquele profeta que Deus mandou na condição de livrar o povo do sofrimento no Egito. Assim foi Padre Cícero aqui no Nordeste, que propiciou muitas palavras de amor, sobretudo no coração das pessoas mais humildes e sofredoras”, dizia Dom Valério, enaltecido pela estrutura da festa, e que via na grande platéia, o sentimento de fé e de esperança, estampados no roto de cada romeiro presente. Romeiros que durante mais de duas horas celebrações, agradeciam suas bênçãos alcançadas; cantavam louvores, empolgando uma multidão nunca vista em toda história de Boca da Mata.

“É impressionante como se multiplica a cada ano, a presença de romeiros em nossa cidade. E olhe que hoje é um dia de segunda-feira”, dizia o prefeito José Tenório, contente acima de tudo, com a badalação que tem se firmado a festa do Padre Cícero em Boca da Mata. O prefeito também fez questão de ressaltar, que a predominância em nome do santo nordestino lá em sua terra é tão forte, que veio tornar o dia 20 de julho como feriado municipal. “Pelo que tenho visto, hoje somos considerados o ‘Juazeiro do Norte’ de Alagoas”, comparou. (www.gazetaweb.com)

Nenhum comentário: