quinta-feira, 13 de abril de 2023

Parque solar no Cariri recebe transformador de 230 toneladas

 O Complexo Solar Milagres, um projeto da Lightsource bp construído no Cariri, recebeu um dos mais importantes equipamentos de uma planta fotovoltaica. Trata-se do transformador elevador de 280MVA, com cerca de 230 toneladas.


O equipamento é responsável por concentrar toda a energia produzida pelas placas solares e convertê-la para permitir sua transmissão.

A operação comercial do projeto tem início previsto para janeiro de 2024. Todas as placas fotovoltaicas e seus inversores já estão no complexo.

Neste mês de abril, informa a empresa, continuarão as instalações dos equipamentos, da construção da subestação e a montagem da linha de transmissão.

Localizado em Abaiara e Milagres, o projeto tem investimentos de R$ 800 milhões, gerando 800 empregos no pico da construção.

Sobre os parques eólicos de sua alçada em construção, a Casa dos Ventos comunica que possui 900 MW que entrarão em operação até o primeiro semestre de 2023.

A companhia também iniciará a construção de mais um complexo de 200 MW este ano para início de operação comercial em 2024. Todos esses ativos tiveram sua comercialização de energia destinada a grandes consumidores em contratos de longo prazo, sendo parte deles na modalidade de autoprodução.

E além da aquisição de energia solar da Lightsource bp, a Casa dos Ventos planeja adicionar 800 MW de capacidade de geração solar ao seu portfólio nos próximos anos.

Destes, 400 MW serão acrescentados aos parques eólicos no Nordeste, tornando-os híbridos. Já a outra metade da potência virá de parques geradores exclusivamente solares implementados no submercado Sudeste/Centro-Oeste.

Impacto para o entorno

Segundo o informativo,  a Lightsource bp investirá em projetos sociais e ambientais na região do Cariri, onde a planta está sendo erguida.  

Com portfólio de projetos divididos entre as regiões Sudeste, Centro-oeste e Nordeste, a britânica espera atender à demanda crescente por contratos de energia renovável solar, tanto através de PPAs corporativos quanto de estruturas de autoprodução.




fonte: gazetadocariri/ o povo

Nenhum comentário: