quinta-feira, 27 de abril de 2023

Fundação Memorial Padre Cícero receberá doação de três peças inéditas

 

Fundação Memorial Padre Cícero receberá doação de três peças inéditas

Nesta quarta-feira, 26, às 14 horas, a Fundação Memorial Padre Cícero receberá a doação de três peças inéditas para compor seu acervo. Os objetos serão recebidos em evento onde será assinado um Termo de Doação. A solenidade será realizada na casa da família do doador, o professor Abraão Batista.


As obras pertenceram ao senhor Abdias Batista, um comerciante influente e bem-sucedido da cidade de Juazeiro do Norte, também amigo de padre Cícero e que fez parte do convívio do sacerdote. Abdias era pai do professor Abraão Batista.

batina Padre Cicero 

Histórico das peças:

- A primeira peça é uma estátua em tamanho original da estatura do Padre Cícero, construída e erguida em 25 de dezembro de 1940. A estátua custou 2 contos e 500 Réis. Foram feitas duas estátuas, a primeira se encontra no Largo do Socorro e a segunda vai ser doada a Fundação Memorial Padre Cícero, tendo esta sido feita pelo escultor italiano Augustinho Balmes.

- A segunda peça é um quadro com a imagem do Padre Cícero, do ano de 1924, pintado com o sacerdote ainda vivo.

- Já a terceira peça é uma batina que pertenceu ao Padre Cícero. Essa será a primeira batina no arquivo da Fundação.

As peças estarão na "Exposição Padre Cícero Servo de Deus" no Cariri Shopping, aberta à visitação de segunda a sábado, das 10h às 21h, e nos domingos, de 12h às 20h.

Duas, das três peças inéditas doadas à Fundação Memorial Padre Cícero pelo professor Abraão Batista, já estão expostas no espaço do Memorial, no Cariri Shopping.

Os objetos: o quadro de Padre Cícero, a batina usada pelo sacerdote e a estátua de concreto, em tamanho original,

foram recebidos nessa quarta-feira, 26.

Apenas a estátua foi encaminhada para restauração, o quadro e a batina podem ser apreciados.

Abraão Batista relatou que sua mãe queria muito bem ao Padre Cícero, então guardou a batina a sete chaves, "como se fosse um cabedal do espírito", reiterou.

Teresa Siqueira, presidente da Fundação, disse que será a primeira vez que o memorial terá em posse do seu museu uma batina, porque a mãe dele [Abraão], não entregaria a batina por coisa alguma. "É muito simbólico o ato de doação dessas peças ao acervo da Fundação", considerou.

A batina é uma peça autêntica utilizada pelo sacerdote para celebrar missas. O prefeito Glêdson Bezerra ficou emocionado e feliz com a doação das peças para o Memorial.

Nenhum comentário: