sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Mostra Sesc Cariri de Culturas 2022 é lançada em Juazeiro do Norte – Evento acontece entre os dias 26 e 30 de Agosto

 24ª Mostra Cariri de Culturas acontece entre 26 e 30 de agosto com mais de 300 atividades gratuitas em 28 cidades

A região do Cariri cearense é reconhecida por ser uma vitrine de costumes e tradições onde a cultura pulsa intensamente. Neste contexto, o Sesc Ceará realiza, há mais de duas décadas, um dos principais encontros culturais do País: a Mostra Cariri de Culturas. Este ano, o evento acontece no período de 26 a 30
de agosto, com ações em 27 municípios da região do Cariri e na cidade de Iguatu, no Centro-sul do Estado. A programação completa já está disponível no site oficial da Mostra Cariri de Culturas.

Para esta edição, a Mostra traz como foco o patrimônio paleontológico e, além de promover a difusão das tradições e das artes, o encontro vai reforçar a campanha de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, iniciada pelo Sesc Ceará, em 2019. A temática reúne pesquisadores, artistas e público em torno de ações formativas, apresentações e mesas de debates que incentivam as manifestações artístico-culturais desses territórios criativos.

Para o presidente em exercício do Sistema Fecomércio Ceará, Cid Alves, a Mostra Cariri de Culturas é um convite para celebrar tudo aquilo que faz o povo cearense ser tão plural. “Ao exaltar o patrimônio cultural de seus territórios, partimos dos sítios paleontológicos ao design único de Espedito Seleiro, passando pela cultura da fé e todos aqueles movimentos que nos fazem ser quem somos”, ressalta.

Programação: Titãs na abertura e mais centenas de atividades e atrações

Estruturada em sete linguagens (Música, Artes Cênicas, Literatura, Tradição, Audiovisual, Artes Visuais e Patrimônio), a 24ª edição da Mostra conta com a participação de 190 grupos/artistas, entre reisados, maracatus, bacamarteiros, cordelistas, repentistas, cocos e bandas cabaçais, entre outras manifestações artístico- culturais.

Abrindo as cortinas, no dia 26/08, o grupo Titãs realiza o show de abertura no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, na cidade do Crato, a partir das 20h. A apresentação reúne criações que vão desde alguns singles da ópera rock Doze Flores Amarelas, como “A Festa”, “Canção da Vingança”, “Doze Flores Amarelas” e “É Você”. O repertório ainda conta com os grandes sucessos do grupo paulistano, como “Epitáfio”, “Flores”, “Sonífera Ilha”, “Pra Dizer Adeus” e muitos outros.

Já no dia 30/08, o show de encerramento fica a cargo dos artistas João do Crato e Cleivan Paiva. João do Crato possui uma carreira de mais de 40 anos – performático, multiartista, o artista vai das Lapinhas e Dramas Populares ao Rock’n Roll, apostando na irreverência como marca registrada. Já Cleivan Paiva tocou com nomes de grande repercussão, como Hermeto Pascoal. O artista possui três álbuns em sua carreira solo: “Guerra e Paz”, “Cleivan Paiva” e “Sonhos do Brasil”, além de ter tocado em festivais de grande repercussão por todo o país e compor a trilha sonora original de filmes como: “O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto” e “A Saga do Guerreiro Alumioso”. Os shows acontecem a partir das 17h, na Praça Siqueira Campos, no Crato.

Um dos destaques desta edição é a inauguração do Museu Orgânico Oficina de Corrinha Mão na Massa, no dia 27/08, em Missão Velha. Este será o 10º Museu Orgânico de uma rede de fomento à tradição. A ceramista Socorro, ou Corrinha Mão na Massa, apelido que ganhou ainda criança, transformou seu dom em profissão e se orgulha da força da terra que entrelaça sua história. O projeto do Sesc Ceará, em parceria com a Fundação Casa Grande, valoriza o saber popular, transformando a casa de artistas e mestres da cultura em espaços de memória.

Desde 2017, o Sesc realiza a ação “Pensando Verde na Mostra” proporcionando discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade. Nesta edição, o projeto acontece de 27 a 30/08, na Praça da Sé, na cidade do Crato, com trocas de mudas, exposições mediadas, oficinas e uma vivência ambiental no Museu Orgânico Casa dos Pássaros, em Potengi.

Também durante a programação, será realizada a 3ª edição do Seminário Patrimônio da Humanidade Chapada do Araripe, tendo como tema a Riqueza paleontológica da bacia geológica do Araripe. Os encontros acontecem nos dias 29 e 30 de agosto, no auditório do Geopark Araripe. Entre os participantes, estão os professores e pesquisadores Allysson Pinheiro, Edenilce Batista, Eduardo Guimarães e Patrício Melo.

Solidariedade em cartaz

Além do fomento à cultura, a Mostra traz também a proposta de contribuir para a redução da insegurança alimentar, arrecadando alimentos para quem precisa. Assim, para ter acesso às apresentações em espaços fechados, o público será estimulado a levar dois quilos de alimentos não perecíveis. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Programa Mesa Brasil Sesc, cuja missão é ajudar a combater a fome no Ceará. O Mesa Brasil é reconhecido como o maior banco de alimentos do País. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, contribuindo para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento social.

Houve uma coletiva de imprensa da Mostra Cariri de Culturas 2022, realizada nesta quarta-feira (18), em Juazeiro do Norte. Compuseram a mesa (da esquerda para a direita): Alemberg Quindins, Gerente de Cultura do Sesc; Henrique Javi, Diretor Regional do Sesc; Cid Alves, Presidente em exercício do Sistema Fecomércio-CE; Luiz Fernando Bittencourt, Vice presidente da Fecomércio-CE; Débora Sombra, Diretora Regional do Senac; e Claudia Brilhante, Diretora Institucional da Fecomércio-CE.

Foi apresentado em primeira mão, a música tema da Mostra Cariri, composta por Peninha. Além disso, foi reforçado que os artistas vão circular por todo o cariri, realizando um intercâmbio de cultura e ideias, e que algumas atividades acontecerão em formato híbrido visando uma ainda maior abrangência. “Essa Mostra deve ser a maior de todas… Até porque estamos com saudades”, disse Cid Alves.

Para Henrique Javi, “a cultura [fomentada através da Mostra] é uma maneira de transformar e agregar todos os alicerces do sistema”: a educação, a assistência social (com arrecadação de alimentos), além do turismo e lazer e a saúde (com foco na saúde mental após esses dois anos de pandemia).

Já o Senac Ceará traz uma diversificada programação nas áreas de Moda, Gastronomia, Cultura, Turismo e Mercado Editorial, participando ainda com a Livraria Senac Ceará. São workshops, palestras, oficinas, desfiles e exposições, reunindo nomes de destaque no cenário local e nacional. Débora Sombra definiu a participação do Senac na Mostra Cariri de Culturas 2022: “a gente oportuniza e prestigia”, disse.

fonte site badalo.com.br


Nenhum comentário: