quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Morre Mikhail Gorbachev, Grande líder da União Soviética que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1990.

"Mikhail Gorbachev é um político e um estadista que teve um grande impacto na evolução da história do mundo. Guiou o nosso país em um período de mudanças complexas e dramáticas, e de grandes desafios de política externa, econômicos e sociais", afirmou Putin em um telegrama de condolências publicado pelo Kremlin.

Ele foi responsável por implantar o processo de abertura política na então potência comunista e por negociar com os Estados Unidos o fim da competição por armamento nuclear. Em 1990, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1990.


Gorbachev morre aos 91 anos, e foi um dos críticos mais contundentes do atual líder russo Putin internamente, apesar de ter posturas alinhadas ao atual líder russo sobre a relação com países ocidentais.


O ex-líder soviético ficou mundialmente conhecido como o homem que acabou com a Guerra Fria sem violência, mas muitos russos o condenavam por ter iniciado as ousadas reformas de abertura (Perestroika e Glasnost) que levaram ao colapso da URSS, dando início a um período economicamente difícil para os países que dela se desmembraram.

 

Gorbachev era um crítico a ameaça do conflito da Rússia contra a Ucrania , liderada e iniciada por Putin. Essa guerra, nestes últimos seis meses , fez com que todos os países virassem suas atenções para o Vladimir Putin e  vem afetando milhares de pessoas  no mundo inteiro que se encontra em alerta.


De acordo com o Hospital Clínico Central da Academia Russa de Ciências, onde Gorbachev estava internado, ele morreu 'após uma doença grave e prolongada'

 

fonte: G1 em 31/08/2022

Nenhum comentário: