sábado, 6 de agosto de 2022

Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe completa 25 anos : homologada como Primeira Paisagem Cultural do Ceará.

A APA possui aproximadamente 1 milhão de hectares e abrange municípios no Ceará, em Pernambuco e no Piauí


A Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe, APA Araripe, completou 25 anos nesta quinta-feira (04) de agosto. Ela possui aproximadamente 1 milhão de hectares e abrange municípios no Ceará, em Pernambuco e no Piauí.


No Ceará, a APA engloba 15 municípios: Abaiara, Araripe, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Jardim, Jati, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre e Santana do Cariri.


Criada em 4 de agosto de 1997, por decreto-lei, e gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Área de Proteção Ambiental, a unidade tem como principais objetivos conciliar a ocupação humana com o uso sustentável dos recursos naturais e proteger a diversidade biológica.


Além disso, proteger geossítios, promover formas de turismo que não agridam a

região, incentivar manifestações culturais e assegurar a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem nessas regiões.


Território sustentável


De acordo com o chefe do Núcleo de Gestão Integrada, do ICMBIO, Carlos Augusto Pinheiro, o órgão atua hoje com auxílio de vários parceiros.

“São 25 anos de uma luta por um território sustentável. Não adianta a gente pensar que sozinhos conseguiremos abraçar toda a proteção dessa APA, se não tiver um olhar carinhoso e dedicado de cada habitante dela. É importante que estejamos juntos para dar mais um passo evolutivo. Ainda temos muitos desafios”


Grande parte dessa área, a Chapada do Araripe, acabou de ser reconhecida como a primeira Paisagem Cultural do Ceará. A homologação foi realizada nesta quinta-feira, (04), pela governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido). 


Um passo importante, já que agora a chapada integrará a lista indicativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para concorrer à chancela de Patrimônio da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).


fonte   g1 CE


Nenhum comentário: