quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Mensagem de Dom Fernando Panico para os devotos do Servo de Deus Padre Cícero Romão

 

Mensagem de Dom Fernando Panico para os devotos do Servo de Deus Padre Cícero Romão

De Tricase, na Itália, Dom Fernando Panico, enviou uma mensagem especial aos diocesanos e toda a nação romeira. Em nota, o bispo emérito de Crato manifestou a sua alegria em vivenciar o anúncio da autorização da abertura do Processo para a beatificação do Servo de Deus Pe. Cícero Romão Batista.

Dom Fernando foi o responsável pelo início dos estudos sobre o Processo de Reabilitação do Padre Cícero Romão Batista, ora em análise na Santa Sé. Em 2016, em um encontro com o Papa Francisco, agradeceu pessoalmente ao Santo Padre o envio da carta histórica que reconciliou a Igreja com o Padre Cícero Romão. Após os agradecimentos pela reconciliação da Igreja com o Patriarca do Nordeste, o Papa afirmou: “Sim, o Padre Cicero. Quero fazer mais por esta causa”.

Link para Download: Carta a nação romeira

brasao-dom-fernando-panico-303x379 | Diocese de Crato

Caríssimo Dom Magnus Henrique Lopes,
Irmãos e irmãs da amada Diocese de Crato,
Nação Romeira da Mãe das Dores e do Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista.

“Dá-me a palavra certa
Na hora certa

E do jeito certo
E pra pessoa certa”. (Pe. Zezinho)

O Anúncio Solene que veio do Papa Francisco autorizando a abertura do Processo para a beatificação e canonização do Servo de Deus Pe. Cícero Romão Batista, do Juazeiro do Norte – Ceará, nos encheu o coração de alegria. “A minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1, 46-47).

Após longa estiagem banhada de lágrimas e preces dos Romeiros e Romeiras do Patriarca do Nordeste, acompanhadas de incompreensões, perseguições e calúnias, podemos enfim gritar aos quatro ventos: Deus é fiel, justo e misericordioso. “Digo-vos: se estes se calarem, clamarão as pedras!” (Lc 19,40).

E o Servo de Deus Padre Cícero acrescenta: “Deus nunca deixou trabalho sem recompensa, nem lágrimas sem consolação”. Não é mais boato, mas é fato! O Santo dos nossos Romeiros está a caminhos dos altares. Aleluia!

Obrigado, Romeiros e Romeiras, sem vocês, sem a sua fidelidade, confiança e resistência, não teríamos chegado aqui. Vocês acreditaram, nós da Igreja Católica acreditamos em vocês e aqui estamos!

Parabéns, Dom Magnus, dileto Bispo da Diocese de Crato: sem a sua sensibilidade missionária de Pastor junto aos Romeiros e Romeiras do Servo de Deus Pe. Cícero, sema sua fidelidade à Igreja, sem a sua confiança desassombrada  nos caminhos de amor e justiça da Igreja Católica, não teríamos essa tão desejada resposta da Santa Sé sobre o Padim Ciço. E de forma tão rápida! Já vemos nisto um sinal do amor de Deus para conosco por seu intermédio! Nós, os devotos do Servo de Deus Padre Cícero, temos o nosso coração também pleno de gratidão ao senhor.

Após o encerramento do ano centenário da nossa Diocese de Crato em 2015, o Cardeal Pedro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, nos escreveu uma carta em nome do Papa Francisco sobre a Reconciliação do Padre Cícero. Fui a Roma agradecer pessoalmente ao Santo Padre. Naquela ocasião, o Papa Francisco me disse: “Quero fazer mais por essa causa”. Para a Igreja Católica, o testemunho do Servo de Deus Padre Cícero.

é algo muito grande que vai impactar enormemente na vida pastoral, não só do nordeste brasileiro, mas de todo Brasil. O povo fiel de Deus, bispos e clero brasileiro por diversas vezes, nos manifestos de suas reuniões pediam a canonização do Padre Cícero.

Meu irmão, Dom Magnus, o senhor sabe que seu trabalho não será só o encaminhamento da beatificação e futura canonização do Servo de Deus Padre Cícero. Não podemos esquecer da Beata Maria Magdalena do Espírito Santo de Araújo. Espero que o senhor abrace também essa próxima missão: uma missão difícil, mas tenho a convicção de que não podemos separar Padre Cícero da Beata Maria de Araújo, como não podemos separá-los dos Romeiros e das Romeiras. Esse tripé sustenta as grandes manifestações de fé que se veem em Juazeiro do Norte.

O senhor, Dom Magnus, continue a construir com o lastro de muitos devotos, de muitos pesquisadores, de muitas pessoas que se dedicaram de corpo e alma a essa causa: siga o caminho para a maior glória de Deus. De minha parte, manifesto publicamente o meu mais profundo agradecimento pela colaboração de tantas pessoas que comigo abraçaram a causa da Reabilitação Histórico Eclesial do hoje Servo de Deus Padre Cícero. Foi um percurso com muitos espinhos, mas Deus é amor. Muitos foram os que me incentivaram direta ou indiretamente, colaborando na pesquisa, na compilação dos trabalhos da Comissão encarregada de reunir fontes bibliográficas e estudos sobre a figura do Padre Cícero. Muito obrigado! A todos guardo em coração de irmão e amigo. Sei que vocês continuarão unidos por esta causa de amor.

In memoriam, quero recordar: Mons. Murilo, Irmã Annette e Irmã Ana Teresa. Assim recordo comovido, e em prece, os Irmãos Bispos que, quando em vida, muito acreditaram na “justiça” que a Igreja do Brasil deve aos Romeiros e Romeiras do Nordeste. Lá do céu, em especial, os Cardeais Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Cláudio Hummes estão parabenizando o Pe. Cícero e festejando conosco esta Vitória.

Tricase – Itália, 21 de agosto de 2022.

Dom Fernando Panico M. S. C.
Bispo Emérito da Diocese de Crato – CE

Nenhum comentário: