segunda-feira, 23 de maio de 2022

Amanhã 24 de maio- Aniversário da Santa Beata Maria de Araujo - Programação no Crato e em Juazeiro

Todos são convidados para comemorar a sua vida e o milagre da Hóstia em Juazeiro 

 foto oficial  da Beata Maria de Araújo

Amanhã dia 24 é a data de nascimento da Beata Maria de Araujo e será realizada uma programação a partir dsa 18 h no Largo da Capela do Socorro 

A Beata Maria de Araújo é um símbolo da resistência espiritual, social e cultural da região do Cariri.
Com o milagre da hóstia surgiram as romarias e um caminho para a espiritualidade.
Através das romarias a cultura se fez resistência e com a tradição a região do Cariri se fez forte.
A Beta Maria de Araújo representa a luta das mulheres contra a desigualdade de gênero, representa a luta do dos pretos e pretas contra o racismo e também representa a luta social contra todas as formas de opressão.
Vamos também no lembrar a memória da Mestra Nair Silva, que criou no Juazeiro a seresta do Padre Cícero e o caldo da Nair que é uma tradição. Acontecem como umas das manifestações culturais mais simbólicas de Juazeiro do Norte. Queremos lembrar que possivelmente Nair Silva criaria uma tradição para celebrar o aniversário da Beata Maria de Araújo, mas infelizmente, ela viveu no tempo do silêncio, o silêncio sobre o milagre, o silêncio que impossibilitou de celebrar o aniversário da Beata Maria de Araújo, no seu tempo, em que ela criativamente celebrava as tradições.
Hoje o tempo do silêncio acabou. Vamos celebrar o aniversário da Beata Maria de Araújo. Se possível leve seu bolo, suco, chá ou fruta. O alimento para celebrar e partilhar com alegria, fé e fraternidade. Vamos fazer uma grande ciranda, a ciranda dos justos e perseverantes. A roda humana girando no compasso do tambor, girar para que os pecadores possam se redimir e os justos perseverar (Santa Beata Maria de Araújo).( texto de André de Andrade)


As luzes se acendem...


fonte: André de Andrade/ PMJN 

Nenhum comentário: