terça-feira, 10 de maio de 2022

14 ANOS DO PORTALDEJUAZEIRO.COM- DOIS MILHÕES E QUINHENTOS MIL ACESSOS

 DOIS MILHÕES E QUINHENTOS MIL VISITANTES

14 ANOS DO PORTALDEJUAZEIRO.COM

“A VITRINE DA HISTÓRIA DE JUAZEIRO DO NORTE”





Daniel Walker, o guardião da memória do Padre Cícero e da cidade de Juazeiro do Norte, aposentou-se em 2004. Sempre gostou de ler, escrever, fazer palavras cruzadas, assistir filmes e ouvir músicas que ele já tinha selecionado, como André Rieu, músicas de forró pé de serra, Elba Ramalho, Amelinha, Belchior, Roberto Carlos e outros do gênero. 

Ocupou durante um ano o seu tempo descansando, como ele gostava de dizer. Entretanto, a sua veia de criar, de produzir alguma coisa de útil para a nossa cidade começou a mexer com ele. Uma pessoa dinâmica, que gostava de trabalhar, de fazer algo diferente, começou a mexer com a sua cabecinha. Conjecturas e mais conjecturas, planos, projetos. Mas um certo dia sentiu um disparo, o gatilho tinha sido acionado e foi assim que nasceu o Juazeiro on line. 

Um jornal de final de semana com acontecimentos, fatos, curiosidades, solenidades, fatos pitorescos, e mais alguma coisa sobre nossa cidade. A vibração foi total quando ele viu o 1º número pronto. Ocupação arranjou para fazer, a ociosidade não era uma das suas características. Final de semana com a família, porém na segunda-feira já começava a preparar o jornal, recebia dicas e orientações do nosso cunhado Júnior, ele o chamava de compadre, pois somos padrinhos de batismo dos seus três filhos.

 Horas e horas de conversa ao telefone tirando dúvidas. “Ufa! Finalmente aprendi.”, dizia ele, satisfeito. Ao chegar o sábado já pela manhã verificava se estava no jeito de colocar e enviar para os leitores. Muitas pessoas esperavam com ansiedade para ver as novidades. Júnior disse assim: “Estou enviando a primeira edição do jornal que fez história para os juazeirenses. 

Lembro que, aos domingos, aguardávamos ansiosos, como quem esperava uma carta (tivemos esta sorte), o e-mail que Daniel nos enviava com o jornal anexo. Até eu, que não sou daí, ficava na expectativa de novas notícias, colunas com curiosidades e tudo mais que ele era capaz de criar”. O nosso saudoso Mons. Murilo, gostava muito de ler esse jornal e Daniel imprimia e levava nos dias de sábado, dia de sua visita costumeira à Casa Paroquial, para um bom papo e passeios de carro com o vigário.

 Então, o “Juazeiro on-line” existiu durante cinco anos, foram 250 edições. Em conversa com Júnior ele me informou que às 50 primeiras edições foi utilizado o aplicativo Word da Microsoft, que não era o mais apropriado para jornais, dificultando muito à diagramação, sem falar no trabalho que dava. Depois, a dificuldade para enviar para os leitores ficando muito pesado, sabido que na época não tínhamos a velocidade da Internet que temos hoje. 

Daniel passou a utilizar o software Adobe Reader, convertendo o jornal para PDF, facilitando o trabalho. Mas, à inquietação começou a perturbá-lo, queria uma coisa mais aperfeiçoada e foi dessa inquietação que surgiu o “Portaldejuazeiro.com” - A vitrine da história de Juazeiro do Norte. Que teve início em 1º de maio de 2008, quatorze anos de existência completados dia 1º p.p. O portal contava com a participação, como colaborador, do prof. Renato Casimiro, amigo de longos anos; do jornalista, Jota Alcides, amigo do rádio e do bancário Armando Rafael e fotografias e notícias da profa. Pautília Ferraz. Com a morte do meu amado, Daniel, pensamos em desativá-lo. E até publicamos!

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Soou o final do portaldejuazeiro.com. A cortina se fecha. O seu criador, Daniel Walker, alçou voo para a eternidade. A sua missão foi cumprida aqui na Terra. Sabemos que ele deixou um grande legado de conhecimentos, de estudos e de pesquisas através deste blog. A todos que apreciavam e gostavam de acessar este jornal nos despedimos com agradecimentos sinceros.


Entretanto, algo nos doeu em não dar continuidade a este projeto tão profícuo e que era de grande ajuda para os pesquisadores e amigos da história da cidade. Nos reunimos, eu e os nossos filhos e, falei sobre Pautília Ferraz para dar continuidade. A resposta imediata que recebi deles, que concordavam com a minha sugestão. Comuniquei-me imediatamente com ela e fiz o convite. Escutei uma gostosa gargalhada e ela falou assim: “Tereza, estou lisonjeada com este convite, mas é uma responsabilidade muito grande administrar este conceituado jornal. No entanto não posso deixar de aceitar a proposta que vocês estão me fazendo”. E o seu sim aconteceu no dia 11 de setembro de 2019. O total de visitante tinha atingido a marca de mais .

E no dia da nossa Padroeira, Nossa Senhora das Dores, 15 de setembro foi posta no ar a sua primeira publicação 

Romaria de Nossa Senhora das Dores - Procissão dia 15 de setembro de 2019


Agradecemos nesta dat, neste mes de Maria, ter chegado aqui. Para nós o compromisso de zelar e divulgar a história de Juazeiro nos orgulha e anima .

Gratidão a Daniel Walker sempre atencioso com todos que  se chegavam a ele buscando, remexendo, investigando essa rica história de Juazeiro , do Padre Cicero e de seus milhões de seguidores, e a minha amiga Tereza Neuma , incansável, que está sempre incentivando e buscando novos elementos para a continuidade deste valoroso trabalho.

Obrigada também aos amigos e leitores que prestigiam e nos sugerem novos acontecimentos para enriquecer o propósito do nosso sempre Guardião da História de Juazeiro: Daniel Walker PRESENTE .




Nenhum comentário: