terça-feira, 3 de maio de 2022

Dia 24 de outubro será a Beatificação da Menina Benigna na catedral da Sé em Crato

 Vaticano divulgou a data da Beatificação da Mártir Benigna Cardoso em 24 de outubro de 2022  na Catedral da Sé em Crato 


Benigna Cardoso, de Santana do Cariri, será beatificada no dia 24 de outubro deste ano, em solene celebração presidida por sua Eminência, o Cardeal Marcello Semararo, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, na Praça da Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato. A informação foi confirmada pela Santa Sé, em Roma.

A data foi uma resposta do Cardeal prefeito da Congregação da Causa dos Santos a uma carta escrita pelo bispo diocesano, Dom Magnus Henrique, e enviada no final do mês de fevereiro, propondo três datas para a beatificação. A resposta chegou à Diocese de Crato no último dia 28 de abril. Na carta, o Cardeal apresenta a data de 24 de outubro, dia de importante simbologia, pois marca a data do martírio da Serva de Deus Benigna Cardoso.

O anuncio oficial se deu na tarde desta segunda-feira, 02 de maio, durante Coletiva de Imprensa, por Dom Magnus. Benigna, considerada “heroína da castidade”, será a primeira beata nascida no Ceará a receber o título. A promulgação do, no qual o Papa Francisco autoriza a beatificação dela, aconteceu em 02 de outubro de 2019. A beatificação que, anteriormente, deveria acontecer em 2020, foi adiada devido à pandemia da Covid-19.

“Com alegria e júbilo anunciamos a beatificação da Menina Benigna, martirizada em nossa diocese”, disse o bispo diocesano.

Benigna Cardoso da Silva, de Santana do Cariri

Será a próxima beata brasileira e a primeira do Ceará. Ela é considerada “heroína da castidade”, após ter sido martirizada em 24 de outubro de 1941, aos treze anos. Seu testemunho de fé envolveu uma decisão muito corajosa ao encarar golpes de facões para não ter o corpo maculado. A jovem era assediada por um rapaz, seu colega de escola, com propostas de namoro. Como rejeitasse a todas, ele pôs em prática um fático plano.

Era uma tarde de sexta-feira. Tendo se escondido atrás do mato, o rapaz ficou à espreita de Benigna, que costumava apanhar água numa cacimba próxima à sua casa. Aproximando-se, tentou abusá-la sexualmente. Ela dizia “não” com tal veemência, que teve o corpo esfaqueado até a morte. Daí o título “Heroína da Castidade”. Era muito religiosa e temente a Deus.Em janeiro de 2013, a Igreja Católica reconheceu esse gesto, concedendo o título de “Serva de Deus”. O postulador da causa foi Monsenhor Vitaliano Mattioli, formador no Seminário São José, falecido em dezembro do ano seguinte, incentivado por Dom Fernando Panico, hoje bispo emérito da Diocese de Crato. Benigna, portanto, será a quarta brasileira com o título de beata, depois de Nhá Chica, Padre Victor e Dom Othon Motta.

A devoção à “Heroína da Castidade” cresceu entre os católicos residentes no município de Santana, excedendo os limites das redondezas. Anualmente, milhares de fiéis realizam uma romaria no dia do martírio, principalmente no local onde ele ocorreu e onde foi erguido um pequeno santuário.

fonte: diocesedecrato.org/beatificacao-da-martir-benigna-cardoso-tem-data-anunciada/

Nenhum comentário: