domingo, 29 de maio de 2022

Menina Moça linda Barbalha- abertura festa de Santo Antonio

A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha, é uma expressão culturale é também uma celebração popular
desde 1928, e abre oficalmente após a Missa , os festejos do dia de Santo Antônio. é tão envolta de adesão de todo cariri contando com a participação de grupos das demais cidades do cariri que em 2015, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e inscrita no Livro de Registro das Celebrações, pelo Iphan.
 













Inicia-se o processo com a ida do grupo de carregadores do pau e escolhem uma árvore para cortar . Recentemente esse corte é realizado concomitante ao de plantar novas mudas . para esses rituais faz-se uma oração e entrega-se ao santo o sucesso e alegria da festa.


No domingo ( cerca de 15 dias do dia 13) cedo os carregadores do pau se preparam para descer a serra carreganmdo o longo tronco. Há toda uma harmonia para levantar e tombar o tronco no chão para não acontecer acidentes ( casos são lembrados em anos anteriores). Este ano foram seis horas e meia da saida da serra com 60 carregadores se revesando e carregando o tronco que este ano possui 22 metros e pesa cerca de 2,5 toneladas. nos ombros até chegar ao seu destino.


Segundo dados da Prefeitura a cidade recebeu cerca de 170 mil pessoas e o encerramento da festa no dia 13 de junho será pontuada  por um grande show religioso de Padre Airton e Padre Monteiro, realizado aos pés da estátua de Santo Antônio.

A grande celebração é percorrer as ruas da cidade principalmente a rua do video e levar a frente da Matriz de santo Antonio onde um tronco de grande porte será erguido sob palmas e foguetórios hasteando a bandeira de santo Antonio, que é o Padroeiro da Cidade .

Nas ruas familias se reunem, enfeitam suas portas, vários palcos recebem artistas locais e nacionais e assim a menina Moça linda Barbalha se transforma na capital da alegria.
finalmente a Bandeira hasteada.
veja lindo vídeo da PMB 
https://www.facebook.com/100005242151065/videos/342873391320084/

Nenhum comentário: