domingo, 11 de julho de 2021

Daniel Walker : Guardião da História de Juazeiro- 2 anos de sua partida

 "Guardião da História de Juazeiro" Daniel Walker , professor, historiador, inspirou a muitos com a história de Juazeiro investigada em seus detalhes e riqueza.  Com um projeto comprometido com sua cidade natal , ao longo de seus anos costurou o tecido da memória daqueles que aqui acorreram desde o inicio do povoado Juazeiro. 


foto: acervo de Tereza Neuma Macedo Marques 


Decodificou alguns  fatos, o fenômeno, a história real, a falada , a musicalizada, a mística e  foi com  um esmero que  adquiriu  imagens onde formou um imenso e rico acervo que nos foi presenteado e eternizado através das suas aulas, inúmeras palestras, matérias jornalísticas, livros e todo material compilado primeiramente no blog juaonline e posteriormente , contando com várias parcerias  no www.portaldejuazeiro.com., onde podemos encontrar a história politica, social, cultural, religiosa , antiga e atual da grandiosa Juazeiro do Padre Cícero.

Daniel , pai e esposo amoroso da  amada companheira e cúmplice Tereza Neuma com quem conviveu e narrou inicialmente duas novas histórias : os filhos Michel e Daniel de quem muito se orgulhava e imagina se os visse agora , com seus talentos no mundo. A história vem sendo ampliada e já os netos se  chegam a universidade seguindo seus passos e exemplo.  

À sua Tereza, delegou a missão também de registrar todos os momentos de visita dos amigos e estudiosos, pesquisadores, religiosos e todos aqueles que buscavam informações fundamentadas, e ela tem resgatado esses momentos e imagens na www.vivenda do amor.com  

Como Guardião  e  apaixonado por esta história , inspirou a muitos a contar e recontar essa história e fez da sua vida um  propósito de não só registrar historicamente , mas clarear muitos fatos rompendo alguns silêncios impostos,  clareando alguns fatos desconhecidos ou mal conhecidos por todos nós.

Faz 2 anos , hoje 11 de julho , que é lembrado  com saudade e admiração onde atualmente há 2 projetos em sua homenagem. O primeiro que foi adiado pelo momento da pandemia que é a recuperação e inauguração do  novo Centro de Cultura Daniel Walker na antiga  estação ferroviária de Juazeiro e  o segundo, com data prevista para o mês de seu natalício em setembro deste ano a aposição de uma estátua de Daniel sentado no Banco da Praça Padre Cicero. ( projeto de Zé Leite),  lugar que ele tanto amava e que contou sua história numa de suas obras.

A você mestre, amigo e Guardião Daniel nossa gratidão e que esteja sendo abençoado onde se encontre, alimentando com muitos frutos, os pesquisadores, memorialistas e curiosos, compondo e ampliando novos estudos da  história embasados em suas obras sobre Juazeiro do Norte do Padre Cicero.




Nenhum comentário: