terça-feira, 27 de julho de 2021

Procissão de Palavras. Um livro inspirador do Juazeirense Antonio Queiroz





 A pandemia nos obrigou a procurar saídas para o isolamento vivido durante os longos meses de solidão e temor, recheados de notícias trágicas. As redes sociais funcionaram como válvulas de escape diante dos acontecimentos e nos tentaram a gratas surpresas.

Foi numa rede social, por intermédio de uma amiga comum que reencontrei o Antônio. Ele trabalhara como estagiário no escritório de advocacia do meu ex marido na década de oitenta. Na época era um adolescente franzino, obstinado, estudioso, cheio de garra, com vontade de vencer. Sempre elogiado por seu senso de responsabilidade e determinação. O tempo passou, perdi Antônio de vista desde então.

Sequer sabia que ele se mudara e fora cumprir o seu destino em outras paragens .Tenho certeza que lá venceu todos os desafios aos quais são submetidos os nordestinos.
Hoje, tenho a grata surpresa e alegria de reencontrar o filósofo, o defensor dos direitos humanos e o poeta. O seu livro, "Procissão de palavras' ,obra prima da poesia sob o arcabouço teórico de Spinos, amplia o espaço poético e Antônio, apropria_se das palavras, traduzindo sentimentos de solidão, amor, morte, fé e alegria com maestria que desperta em quem o lê, o sabor da primeira vez.

A sua poesia inquieta, faz repensar a vida, toca o nosso coração como uma música suave.

O poeta expressa com talento ímpar os impasses do contraditório entre desejos e desventuras de quem até parece já ter vivido muitos anos.
"Tristeza existe para que a alegria revigore_se com furor". Mostra a natureza guerreira de quem construiu o próprio caminho.

Na sabedoria dos versos "o domínio das aparências leva a crença de que tudo idêntico a si e fundamento. Vida e fluxo, mudança, correnteza que passa sem nosso consentimento. Aí o filosofo mostra a aceitação das várias cores da vida
O romantismo elevado dos versos "Desejo um dia num lugar qualquer, teus olhos encontrar" nos remete ao jovem adolescente das ruas de Juazeiro. Em Noitinha fria, o poeta nós acalanta com a esperança da felicidade na simplicidade"

Essa resenha crítica tão envolvente , nos causa um sabor de casa, de emoções e sentimentos, num momento apropriado para leituras e reflexões que estamos vivenciando e foi realizada pela nossa também escritora juazeirense Sávia Maria Ferraz , que agradecemos e mais uma vez parabenizamos o autor o amigo Antonio Queiroz que se prontificou a vir e lançarmos aqui na sua terra natal , a envolvente obra Procissão das Palavras.

Que abramos espaço e afeto para nossos artistas. A você Antonio Queiroz. Um brinde!

Nenhum comentário: