quinta-feira, 22 de julho de 2021

Padre José Vicente é eleito administrador diocesano pelo Colégio de Consultores

 

Padre José Vicente é eleito administrador diocesano pelo Colégio de Consultores

Padre José Vicente foi eleito pelo Colégio de Consultores para a função de administrador diocesano. A eleição ocorreu nesta terça-feira, 20 de julho, de forma simbólica porque não há disputa. A indicação segue ordem de antiguidade (o padre mais antigo por tempo de ordenação).

Atualmente, Padre José Vicente exerce o ministério como pároco e cura Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, e foi vigário geral à época do governo episcopal de Dom Fernando Panico (nomeado em 2014), permanecendo na função até 2021, no governo de Dom Gilberto Pastana.

Entenda

Com a posse de Dom Gilberto no Arcebispado de São Luís do Maranhão, no último domingo (18), a Diocese de Crato passou à condição de Sé Vacante. De acordo com o Código de Direito Canônico, o Colégio de Consultores tem o prazo de oito (8) dias para se reunir e eleger o Administrador Diocesano. O eleito, por sua vez, não exercerá a função do bispo, apenas dirigirá os trabalhos da diocese interinamente até que seja nomeado e empossado o novo bispo diocesano da centenária Diocese de Crato.

Perfil

Padre José Vicente Pinto de Alencar da Silva é natural do distrito de Santa Fé em Crato. Tem 63 anos, dos quais 27 estão dedicados ao sacerdócio.

Entre as funções assumidas, está a de chanceler da Cúria Diocesana, quando ainda era diácono, em 1993, no episcopado de Dom Newton Holanda Gurgel.

No primeiro ano de sacerdote, em 1994, foi nomeado vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato. No início de 1995, foi transferido para assumir a fundação de vigário paroquial na paróquia de São José, hoje extinta, e vice-reitor do Seminário Diocesano. Na véspera do Natal de 1995, assumiu a Paróquia São José e a reitoria do Seminário Diocesano, onde permaneceu até o ano de 2002 quando foi para Roma, na Itália, estudar Ciências da Educação e Direito Canônico.

Ao regressar para a cidade de Crato, em 2008, exerceu o cargo de professor no Seminário Diocesano e na Faculdade Católica do Cariri. Em 2010, assumiu como pároco da Paróquia Nossa Senhora Fátima, em Crato. Quatro anos depois, foi nomeado por Dom Fernando Panico como vigário geral da Diocese de Crato, função ainda exercida até a transferência de Dom Gilberto para o Maranhão. Em 2017, assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Penha, Sé Catedral, onde ainda permanece.

Para saber mais

O Colégio de Consultores, segundo o Direito Canônico, é constituído por sacerdotes livremente escolhidos pelo bispo, para auxiliá-lo no governo da Diocese. Na Diocese de Crato, o Colégio é formado pelos padres José Vicente, Joaquim Ivo Alves, ecônomo, diretor presidente da Rádio Educadora do Cariri e pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Crato; Acúrcio Barros, reitor Seminário São José, em Crato, e coordenador diocesano da Pastoral de Comunicação (Pascom); Vileci Vidal, coordenador diocesano de Pastoral e pároco da Paróquia Santo Antônio, em Araripe; Adelino Martins, diretor presidente da Fundação Padre Ibiapina e pároco da Paróquia São José do Limoeiro, em Juazeiro do Norte; e Leandro Cavalcante, pároco da Paróquia Santo Antônio, em Barbalha, representante dos vigários forâneos.

Assista à quinta edição do programa Momento em que Padre José Vicente explica as funções do administrar diocesano e o significado de Sé Vacante.

fonte: Diocese do Crato

Nenhum comentário: