quarta-feira, 28 de julho de 2021

Juazeiro tem memória Arquitetonica ?

Como devemos manter nossa história , tão rica de elementos e imateriais e negligenciada no seu contexto arquitetônico?

Juazeiro tem memória Arquitetônica ?


Rua Padre Cicero vizinho Nº 239 e  233 - Casa de Assunção Gonçalves 

imagens : Pautilia Ferraz em 25 de julho 2021

 Apresento aqui uma resenha da amiga Iris Tavares que com zelo e indignação nos escreve sobre essa situação , que vem se tornando tão recorrente na nossa Histórica Juazeiro

Querida Pautilia Ferraz

Juazeiro do Norte é uma urbe que cresceu à sombra de uma herança histórica pujante que a coloca no destino de meca do nordeste. É a cidade onde o passado converge para o presente. Uma cidade construída, originalmente, pelo sonho e a luta de uma coletividade. O Juazeiro do Padre Cícero é o Juazeiro dos Romeiros da Mãe de Deus.

Quanto dessa originalidade está ameaçada? A falta de projeto, de políticas públicas identificados com essa praça, com esses casarões, com essa arquitetura que tão bem apraz o nosso sentimento de pertencimento coletivo, tem o demérito de desmoronar, destruir e varrer do horizonte os locais e elementos que nos conectam com as nossas origens, com a nossa história e suas edificações, também, de cal e pedra.

Requalificar os espaços públicos requer atenção, respeito e o reconhecimento histórico do local, da comunidade, da essência humana que perseverou todo um ciclo de significado e existência.
Porém a pergunta permanece. Qual é o programa ou a política pública da municipalidade de Juazeiro que pautam a importância e a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade? Alguém pode responder?!"

Nos sintamos responsáveis e busquemos alternativas no contar, cantar e encantar com nossa história material e imaterial. Aqui no www.portal de juazeiro.com , Nosso Guardião da História Daniel Walker nos presenteia com imagens de vários casarões e instituições que já foram demolidas e as que resistem . Nos visitem.

Nenhum comentário: