domingo, 4 de novembro de 2012

SETUR aponta como positivo o balanço da Romaria de Finados

A Secretaria de Turismo e Romarias apontou como positivo o balanço da Romaria de Finados no período de 28 de outubro a 02 de novembro em Juazeiro do Norte com estimativa de aproximadamente 500 mil romeiros. Na despedida dos fiéis, o Bispo Dom Fernando Pânico externou sua gratidão pelo apoio da atual gestão às festas religiosas extensivo ao titular da SETUR, José Carlos dos Santos. "Com essa romaria, você fechou com chave de ouro o trabalho na secretaria de romarias pela dedicação e amor aos romeiros e transmita ao prefeito Manoel Santana, o meu agradecimento por tudo e esperamos que a próxima administração continue esse trabalho”, declarou o pastor. Zé Carlos, por sua vez, disse que guarda o sentimento do dever cumprido.
Conforme acrescentou, todos os esforços foram feitos visando a melhoria com um acolhimento mais humano, mais digno e respeitoso aos romeiros. Ele reconhece algumas dificuldades nas últimas romarias em virtude das obras do Roteiro da Fé no que se refere ao plano de ordenamento e organização da cidade necessitando adequação entre os canteiros das obras e os espaços dos romeiros e vendedores ambulantes.
Nessa última romaria, Zé Carlos destacou o sistema de saúde que, como disse, funcionou satisfatoriamente por meios das equipes na Basílica, Franciscanos e Horto. Falou ainda que o sistema integrado de segurança atuou a contento mesmo com os aglomerados de pessoas favorecendo os inevitáveis furtos nos momentos de descuidos, bem como a organização do transito pelo Demutran.
O secretário lembrou ser uma romaria diferente quando os fiéis se espalham por toda a cidade. O próprio bairro Franciscanos se transforma em um enorme espaço de acolhida com casas se tornando hospedarias e a completa lotação do Centro de Apoio dos Frades Capuchinhos. O comércio ambulante igualmente chamou a atenção na área e foi necessária uma força tarefa para garantir a limpeza da cidade.
Outra observação de Zé Carlos foi em relação às dificuldades financeiras por conta da seca não impedindo que o túmulo do Padre Cícero fosse o mais visitado do Brasil. Ele destacou ainda a grande cobertura por parte da Imprensa local, regional e nacional já que importantes telejornais como o Jornal Nacional da Rede Globo deram espaços à Romaria de Finados divulgando e promovendo o Juazeiro. (Texto e foto de Demontier Tenório)

Nenhum comentário: