sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O dia da saudade


 Esta homenagem, na maioria dos casos, fica restrita ao âmbito particular. As exceções ocorrem com as pessoas famosas, cujos túmulos recebem grande visitação por parte de seus fãs. É o caso, por exemplo, do inesquecível Airton Senna, herói nacional do esporte. Contudo, nada se compara à movimentação da Romaria de Finados em Juazeiro do Norte.
   Ele não utilizava a televisão, nem o rádio e muito menos a internet. Não era um artista internacional fortemente patrocinado pela mídia mundial. Ele simplesmente pregava a palavra de Deus para um povo humilde no sertão do Ceará.
    Sua mensagem de fé e esperança se espalhou sem o auxílio de nenhuma rede social e atravessou décadas e gerações ganhando cada vez mais força.
    Hoje a visitação ao túmulo do nosso Pe. Cícero Romão Batista no dia de Finados se constitui numa das maiores romarias do Brasil. Mas qual o seu segredo para conquistar tantos corações? E por que a maioria dos romeiros são nordestinos? Simples! Pe. Cícero falava a linguagem do povo. Não queria e nem foi revolucionário.02 de novembro. Dia de homenagear, com muita oração, aquelas pessoas que partilharam momentos importantes de nossas vidas, mas infelizmente não estão mais entre nós. Parentes e amigos que descansam no sono eterno, cujas memórias prevalecem numa imensa saudade. Certamente eles agora brilham no céu como estrelas, e nos protegem como anjos do Senhor.
    Quis apenas cuidar de sua gente. Missão esta ordenada pelo próprio Jesus Cristo, em famoso sonho.
   “As coisas de Deus vão devagar e se peça tudo com perseverança que Ele cumprirá a palavra”.  “Quando Deus quer, água fria é remédio”. “Não derrube o mato nem mesmo um só pé de pau”. “Não cace mais e deixe os bichos viverem”. São algumas lições e preceitos vivenciados apenas por quem convive periodicamente com a seca e com o esquecimento dos governos. Só o nordestino decifra a sua mensagem e o promove como membro de sua família, a figura paterna que aconselha e aponta os caminhos. Por isto, tanto carinho ao padrinho.
    Que neste dia da saudade, em meio a tantos visitantes romeiros, consigamos transformar as lágrimas de tristeza em lágrimas de esperança. Que saibamos propagar os ensinamentos de nosso padrinho e de nossos entes queridos na construção de um futuro melhor para nossos filhos!

Nenhum comentário: