quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Juazeiro do Norte sediará congresso internacional da FolkComunicação


      
O município de Juazeiro do Norte vai sediar um congresso da FolkComunicação já agendado para o período de 26 a 29 de junho do próximo ano, provavelmente no Memorial Padre Cícero. A informação foi dada pela professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luitigarde Cavalcanti Barros, ao receber homenagens das Diocese de Crato em Juazeiro do Norte. Recentemente ela lançou a coleção “Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Joaseiro”.

Luitigarde se constitui numa das maiores pesquisadoras sobre a história do Cariri com profundo conhecimento em torno das histórias de Padre Cícero e Juazeiro do Norte. A professora adiantou que o evento tem um caráter internacional e, na oportunidade, será lançado o livro “Metamorfose da Folkcomunicação – Antologia Brasileira”. Trata-se de uma disciplina científica com o objetivo de estudar a comunicação popular e o folclore na difusão de meios de comunicação de massa.

Na Intercom deste ano, o Grupo de Pesquisa em Folkcomunicação trouxe novidades na estrutura e nas pesquisas com atividades divididas em dois segmentos: o primeiro, para iniciar as reflexões, uma palestra da pesquisadora Luitgarde Cavalcanti Barros; no segundo momento, sessões com mesas temáticas onde os inscritos no GP apresentaram trabalhos. “A Folkcomunicação no Juazeiro do Padre Cícero” é o tema em que Luitgarde desenvolverá sua fala na linha de suas lutas pelos “marginalizados” e suas produções, no campo das ciências sociais, comprometidas com a realidade nordestina.

A palestra aborda os processos culturais que se afiguram como grandes formas de transmissão do saber e das idéias religiosas. Reflete ainda sobre os grandes movimentos humanos mobilizados por líderes de opinião e por mensagens veiculadas em mídias singulares no Juazeiro do Padre Cícero. Essa atividade faz parte das ações conjuntas do GP da Intercom com a Rede Folkcom e tem como objetivo mobilizar, a partir de já, os pesquisadores para a próxima Conferência Nacional de Folkcomunicação. (Demontier Tenório)

Nenhum comentário: