sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO EM JUAZEIRO DO NORTE

 Caros Amigos e Amigas:
 A World Space Week (http://www.worldspaceweek.org/) ou Semana Mundial do Espaço é o maior evento internacional público dedicado ao espaço, com comemorações em mais de 50 nações.
Oficialmente estabelecida pelas Nações Unidas em 1999 como uma celebração internacional de contribuição da ciência e da tecnologia espacial para a melhoria das condições de vida das populações, a Semana Mundial do Espaço, de 4 a 10 de Outubro, é assinalada pela comemoração de dois eventos marcantes da era espacial:
 - O lançamento do primeiro satélite artificial, Sputnik 1, abrindo o caminho para a exploração espacial, em 4 de Outubro 1957;
 - A assinatura do Tratado sobre os princípios que governam as atividades dos Estados na Exploração e uso do Espaço, incluindo a Lua e os outros corpos celestes em 10 de Outubro 1967.
 O tema da Semana Mundial do Espaço em 2011 é "50 anos de voos espaciais tripulados". Uma homenagem ao primeiro voo espacial humano que ocorreu no dia 12 de abril de 1961, quando o cosmonauta Yuri Gagarin  completou uma órbita  ao redor da Terra a bordo da nave Vostok 1, lançada pelo programa espacial soviético e desenhada pelo cientista  Sergey Korolev.

O BRASIL / EVENTOS NA SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO
 Na Semana Mundial do Espaço - 04 a 10 de Outubro de 2011, os astrônomos amadores e profissionais, professores e alunos, as instituições de pesquisa e ensino, as associações, os grupos e clubes de astronomia, os planetários e todos os entusiastas da ciência  são conclamados a fazerem e registrarem no site da World Space Week 2011  quaisquer eventos relacionados ao espaço: sessão pública de observação com telescópio, concurso de desenho ou redação, distribuição de panfletos temáticos, palestras, lançamento de foguetes, exposição fotográfica com imagens espaciais (a exposição "Paisagens Cósmicas" com seus excelentes painéis é uma excelente pedida para um evento em escolas, museus, bibliotecas, etc), sessão especial no planetário, um abaixo assinado contra a poluição luminosa de sua cidade, uma sessão de bate-papo exclusiva sobre o espaço pela internet, atividades escolares (exercícios para casa) sobre o espaço, um Ballet infantil temático, a organização de um evento esportivo (um jogo de futebol de campo ou futebol de salão entre amigos, basquete, volei, natação, sinuca ou outro esporte) dedicado a Semana Mundial do Espaço ou, se você é reporter, uma notícia especial sobre o tema.
 Se você não tem como fazer nenhum desses eventos mas tem um blog: poste algo pessoal, uma mensagem sobre o espaço para o mundo e registre-a no site de evento, para que todos possam acessa-la!
 Simplesmente faça algo em prol da divulgação da astronomia ou do espaço na Semana Mundial do Espaço, de 4 a 10 de outubro e espalhe-o para o mundo!
 A sincronização dos eventos e programas educacionais atrai a cobertura dos meios de comunicações, que contribui para a educação do público em relação à exploração do espaço.
 Para registrar seu evento no site da Semana Mundial do Espaço 2011 e divulgar sua associação e suas atividades para o Brasil e para o Mundo é muito fácil.
Acesse: http://www.worldspaceweek.org/new_event.php  e preencha o formulário em português ou inglês. Se tiver alguma dúvida quanto as solicitações do formulário é só traduzir a página com o google tradutor ou abri-la com algum tradutor. Outras dúvidas entre em contato comigo (e-mail abaixo). Ao preencher o que se pede é só clicar em "Submit Event" e seu evento já aparecerá devidamente registrado no site.
Se a sua instituição tiver uma página na internet não esqueça de colocar em " Event Web Address" . O site da Semana Mundial do espaço é uma excelente vitrine para o mundo.
 Para ver os eventos já registrados acesse: http://www.worldspaceweek.org/calendar_2011.php
 Para fazer download do poster com o tema 2011 (arte e texto) acesse: http://www.worldspaceweek.org/poster_2011_with_text.html
 Para criar um texto exclusivo da sua instituição a partir da imagem tema da Semana Mundial do Espaço 2011, faça o download do poster sem texto em:
http://www.worldspaceweek.org/poster_2011_no_text.html

A SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO EM JUAZEIRO DO NORTE, NO CEARÁ
 Em meio às comemorações internacionais, em Juazeiro do Norte a equipe do Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE Campus Juazeiro do Norte), com a total colaboração da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) realizará, durante toda a Semana Mundial do Espaço,  eventos de observação astronômica com telescópios em espaços públicos e distribuição de panfletos temáticos. Dois telescópios refletores serão colocados a disposição da população para a observação da Lua.
 A ação social,educacional e científica que visa estreitar os laços entre a ciência e a população proporcionará oportunidade única aos juazeirenses de contemplar  com seus próprios olhos, de forma gratuita,  pequenos detalhes do mundo mais próximo da Terra.
Veja a programação em Juazeiro do Norte:
 Dia 04 de Outubro, Terça-feira, das 18h00 às 21h00, Praça Feijó de Sá (antiga Pça do Giradouro), Bairro Triângulo.
Dia 05 de Outubro, Quarta-feira, das 18h00  às  21h00, Praça José Geraldo da Cruz (antiga Praça das cacimbas), Bairro Franciscanos.
Dia 06 de Outubro, Quinta-feira das 18h00 às  21h00, Praça Padre Cícero (defronte ao Anfiteatro), Centro
Dia 07 de Outubro,  Sexta-feira das 18h00 às  21h00, Praça Padre Cícero (defronte à Feira Itinerante de Artesanato), Centro
Dia 08 de Outubro,  Sábado, das 18h00 às 21h00, aos pés da Estátua do Padre Cícero, no Horto.
Dia 10 de Outubro,  Segunda-feira das 18h00 às 21h00, Praça Padre Cícero (defronte ao Anfiteatro), Centro.
Promova a Educação Científica!
 Promova a Exploração do Espaço e a Astronomia!
 Participe da Semana Mundial do Espaço - 4 a 10 de Outubro de 2011.
 Divulgue-a!
 Grande abraço à todos e excelentes atividades!
 Valmir Martins de Morais - valmirmmorais@yahoo.com.br
Coordenador Nacional da Semana Mundial do Espaço - Brasil
N-ASTRO Núcleo de Astronomia - http://www.juazeiro.ifce.edu.br/astronomia/index.php
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte
Juazeiro do Norte, Ceará - Brasil

Nenhum comentário: