quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Alberto e Odilon
Por Célia Morais

Não sei bem qual foi o Ano que essa história aconteceu. Só sei que no Juazeiro energia só de noite e de dia nem pensar. A gente morava nas Malvas, pense num lugar bonito, um sitio onde a cidade não tinha chegado ainda. Não tinha calçamento, tinha um tremendo areial que guardava no seu percurso o Engenho de Doroteu , com suas almas penadas que vagavam fazendo medo aos que passavam por lá.
Pois bem, quando foi um dia, meu querido tio Odilon conversando com meu pai o saudoso seu Alberto perguntou se ele não queria puxar uma energiazinha lá da sua Serraria movida a um gerador que fazia funcionar as máquinas de seu Odilon. Seu Alberto concordou na hora dizendo logo a seguir: -- Já pensou ter energia prá nós puder escutar, um disco na radiola.
Acertaram direitinho e só faltava trazer um eletricista dos bom prá fazer a ligação. Foi pensar e logo veio a lembrança de chamar, para o trabalho fazer o melhor eletricista dessa nossa região, o famoso Alemão. Quando foi no outro dia lá se vem o Alemão com sua caixa na mão e foi logo perguntando, o lugar da ligação. E quando olhou disse logo que não ia ter problema que o lugar era perfeito. Ele cumpriu direitinho a sua nobre missão e na coluna do alpendre, botou a bendita chave, a chave da confusão.
Tudo pronto e arrumado, Alemão chamou a gente prá explicar direitinho como tinha que fazer prá chave funcionar e logo a luz acender. – Prestem muita atenção, vou mostrar como vocês vão fazer prá energia chegar nessa casa sem problema. Ensinou e em seguida testou umas duas vezes e a luz logo brilhou. Foi palma prá todo lado e Alemão foi-se embora.
Quando chegou seu Alberto todo animado ele disse. – Vamos testar e ver logo se essa chave que o rapazinho botou funciona de verdade. Todo mundo correu prá ver e quem sabia da história já ia logo dizendo. – De cada lado da chave tem uma letra bem grande prá não fazer confusão, dum lado a letra A e do outro a letra O. Pronto. E agora é só fazer o que o Alemão mandou. Botando a chave virada prá letra A de Alberto a luz vem logo prá cá e botando a chave ao contrário virada prá letra O a energia logo volta prá serraria de Odilon. E assim seu Alberto fez. Só que por obra do diabo a luz não quis acender. E seu Alberto dizia, e agora, como vamos resolver. Só tem um jeito prá isso, é chamar de volta aqui o danado do Alemão.
Quando o homem grande chegou vinha todo esbaforido e com as mãos na cabeça dizia. – Será possível que vocês não sabem ler as letras do Alfabeto?? E venham ver todo mundo como isso funciona. Virando a chave prá letra O a luz de OBERTO acende e virando prá letra A quem acende direitinho é a luz de ADILON. E tenho dito. 



Nenhum comentário: