quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Romaria termina nesta quinta-feira com a entrega do II Troféu Mãe das Dores e procissão

    A tradicional Procissão dos Carros reuniu milhares de ônibus, caminhões e veículos pequenos em um grande cortejo aberto pelo prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, e o padre Joaquim Cláudio. A fila se estendeu até Barbalha e o buzinaço invadiu as avenidas Leão Sampaio e Castelo Branco desembocando nas ruas São Benedito e Cruzeiro na direção da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. O cortejo valeu premiação no II Troféu Mãe das Dores e durou mais de três horas.
     A divulgação do resultado apontando os três veículos mais bem decorados na categoria ônibus, caminhão e carro pequeno, será feita por ocasião da benção dos chapéus e despedida do romeiro ao meio-dia na Basílica. Durante a liturgia presidida por Dom Fernando Panico o prefeito entregará os troféus a cada um, junto com uma placa comemorativa aos 100 anos de Juazeiro numa homenagem extensiva a todos os romeiros e kits do centenário.
    Na Avenida Leão Sampaio os veículos chegaram a fazer até três filas e, na área urbana, tomaram literalmente as ruas a exemplo das calçadas invadidas por populares que aplaudiam a procissão observada atentamente pela comissão julgadora do Troféu Mãe das Dores. Ela ficou sob um toldo em frente ao 2º BPM e diante da difícil tarefa de julgar as mais belas decorações. O próprio Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, admitiu essa dificuldade. Cerca de 450 adesivos com números dos concorrentes foram colados por uma equipe da SETUR. Outras ações da secretaria nesta romaria foram as visitas a ranchos de romeiros e nova etapa de distribuição de mudas de Juazeiro pelo Projeto Árvore do Centenário com a entrega de mais 15 mil mudas atingindo 50 mil desde o início da campanha.
     A peregrinação pelos ranchos teve a participação da Promotora de Justiça, Alessandra Magda Monteiro, e membros da Vigilância à Saúde. O Ministério Público quer ajudar ao município no sentido de acolher bem os romeiros. O primeiro momento foi de diagnóstico das condições de conforto e higiene e alguns demonstraram total precariedade como a falta de esgotos e romeiros dormindo no chão. Outros ostentam preços bem acima das poucas condições oferecidas. (Texto e fotos de Demontier Tenório)

Nenhum comentário: