sábado, 17 de setembro de 2011

Comentário de Dr. Iderval Tenório sobre o Centro de Apoio aos Romeiros

      Queridos do Juazeiro do Norte,  se não estou equivocado, a Romaria vem e é para o povo, a Romaria é feita pelo devoto, pelo homem que ama o Padre Cícero, a Romaria é patrimônio Religioso e Cultural do Nordeste, então como pode afastado dos holofotes deste mesmo povo, como pode a Romaria ficar concentrada em determinado local e deixar as Ruas vazias, este fator me preocupa, pois o que emociona e fortalece é exatamente este formigueiro, o formigueiro da FÉ.
       Não pensem que estou pregando a anarquia, estou pregando uma tradição desde o inicio da Juazeiro do meu Padim. Que sejam criados centros, hotelarias, restaurantes e outras estruturas mas não se esqueçam que  é a multidão rezando, cantando e gritando que faz da Romaria de Juazeiro ÚNICA.
     Que venham as modernidades, mas não apague  a peregrinação centenária dos Romeiros da Mãe de Deus, que não sepulte as  cantorias, as ladainhas, os benditos e as caras nordestinas enfeitando as Ruas de Juazeiro.
    O Mercado de Juazeiro é plural, é eclético, é  formal e informal, pelo amor ao Juazeiro e aos seus milhares de visitantes que sejam mantidos a liberdade de locomoção, de compras, de ocupação das áreas tradicionais. Mesmo que se construa uma zona para hospedagem, que os Juazeirenses possam acomodar nas suas casas centenas de Romeiros dando vida àquela rua, àquela Paca e aquele logradouro.
    O que seria o Socorro sem os seus milhares de Romeiros, a praça do Cinqüentenário sem os seus ilustres visitantes, as sanfonas, as violas, as velas, as barracas, algodão doce, lonas, banha do peixe boi e peixe puraquê, sem o peixe elétrico e sem os seus pagadores de promessas.  Eu gosto da  modernidade, mas que esta modernidade não chegue atrapalhar a mais Santa as Romarias deste Brasil.
   Juazeiro cresceu e cresce com todas esta diversidade e não pode descaracterizar um evento que vem dando certo desde a época do Patriarca Pe.Cícero Romão Batista .
         Progresso Juazeiro do Norte,mas com parcimônia.
                             Iderval Reginaldo Tenório
    O mais cearense dos Cearenses que mora fora do Estado, porém  continua encastoado nas  coisa do Juazeiro.
ACESSE E DIVULGUE O BLOG DO DR IDERVAL.  É APENAS CULTURAL.
                            http://www.iderval.blogspot.com

Nenhum comentário: