sábado, 26 de fevereiro de 2011

RENATO PEDE AFASTAMENTO TEMPORÁRIO
Caros amigos Daniel e Jota,
Num dos últimos textos que enviei para publicação no Juanorte, eu falava da minha expectativa com respeito aos Projetos Culturais do Centenário. Na semana que passou o BNB deu o seu aval e o sinal verde para que comecemos a preparar os procedimentos para a edição de vinte livros do Projeto Editorial. O convênio está sendo assinado pela Superintendência e vai para o Memorial Padre Cícero para assinatura e procedimentos, até à liberação de recursos no montante de uns 160 mil.
Na semana anterior, junto com Gilmar de Carvalho, estive com o reitor Jesualdo Farias apresentando um projeto para uma homenagem ao escultor Inocêncio da Costa Nick (Mestre Noza), que resultará na produção e impressão de um livro em sua homenagem. O projeto foi aceito e o recurso virá do BB;
Antes, há mais de um mês, já tinha estado com o reitor Jesualdo para dar andamento à publicação de um livro, reedição, de Mons. Azarias Sobreira - O Patriarca de Juazeiro. Ontem veio a resposta já da Editora UFC que iniciou o trabalho. Hoje já tive ocupação com respeito a quatro propostas de capa.
Na semana passada houve reunião do Projeto Os Factos do Joaseiro, financiado pela FECOMÉRCIO, com o qual dois livros serão editados, um dos quais sob a minha coordenação, em torno da Questão Religiosa de Juazeiro. O livro deve ficar pronto em Julho, e temos até abril para entregar à editora.
Na próxima semana deverei iniciar a produção, junto com o escritório Scarlazzari & Ass., de um livro a ser financiado pelo BICBANCO com respeito à família Bezerra de Menezes e o Juazeiro, como parte do trabalho que estamos fazendo para criar o Memorial da Famíilia Bezerra de Menezes em Juazeiro do Norte, em 22.07.2011.
Então, de repente, terei de me multiplicar para atender a estes compromissos em torno destes 24 livros e todas as demais demandas. Não é pouca coisa. Assim, tenho que sacrificar algumas das minhas tarefas atuais, pela incapacidade já atestada de fazer tudo e mais alguma coisa. Neste sentido, peço a sua compreensão pois terei que deixar as colaborações semanais com o Juaonline e com Juanorte, pelo menos, pelos seguintes seis meses, já a partir do domingo próximo. Não tenho como fugir a estas responsabilidades, especialmente no relacionamento com todos os autores das obras que devem estar prontas entre julho e setembro.
Espero compreensão e firmo-me, cordialmente,
Renato Casimiro
NOTA DA REDAÇÃO:Compreendemos perfeitamente, pois sabemos do grande volume de atividades literárias e de pesquisa que Renato desenvolve. Entretanto informamos que ele se afasta temporariamente da publicação da sua excelente coluna, mas continua ligado ao blog do qual é membro permanente. A matéria que ele começou a escrever sobre os sobrados de Juazeiro terá continuação e já nesta edição estampamos a segunda parte agora sob a coordenação da editoria. Seu regresso começa a ser aguardado a partir de agora.

Nenhum comentário: