sábado, 19 de fevereiro de 2011

CURIOSIDADE: Rua 24 de Março, esquina com a Praça Benjamin Constant (Por Renato Casimiro)

Meus amigos Raimundo Araújo e Mário Bem Filho, por curiosidade, vocês sabem onde fica este endereço acima? Aliás, onde era este endereço, assim descrito, por volta de 1960? As homenagens se justificam porque 24 de Março é a data de nascimento do Patriarca de Juazeiro – Pe. Cícero Romão Baptista, todos sabemos.

Sobre o outro homenageado Benjamim Constant, conforme se lê em Wikipédia, “Benjamin Constant Botelho de Magalhães (Niterói, 18 de Outubro de 1836 — Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 1891) foi um militar, engenheiro, professor e estadista brasileiro. Formado em engenharia pela Escola Militar, participou da Guerra do Paraguai (1865 - 1870) como engenheiro civil e militar. Benjamin Constant esteve no Paraguai de agosto de 1866 a setembro de 1867, de onde voltou, devido doença, acompanhado de sua mulher, que o fora buscar. As suas cartas, escritas sobretudo para a esposa e o sogro, nas quais crítica duramente a direção da guerra em geral, e a Caxias, em especial, foram publicadas por Renato Lemos, no livro Cartas da guerra: Benjamin Constant na Campanha do Paraguai, editado pelo IPHAN e o Museu Casa de Benjamin Constant, em 1999. Como professor, lecionou nas escolas Militar (predecessora do Instituto Militar de Engenharia), Politécnica, Normal e Superior de Guerra, entre outras.
Adepto do positivismo, em suas vertentes filosófica e religiosa - cujas idéias difundiu entre a jovem oficialidade do Exército brasileiro -, foi um dos principais articuladores do levante republicano de 1889, foi nomeado Ministro da Guerra e, depois, Ministro da Instrução Pública no governo provisório. Na última função, promoveu uma importante reforma curricular. As disposições transitórias da Constituição de 1891 consagraram-no como fundador da República brasileira.” Por tão ilustrada figura, a municipalidade juazeirense prestou a sua homenagem.
A Praça Benjamin Constant não mais existe. Mas, a Rua 24 de Março continua existindo. E a homenagem tanto está nesta rua do Centro, como numa outra que fica junto da Av. Humberto Bezerra. Apenas registro que no documento que consultei a rua parece ter sido trocada. Em Juazeiro do Norte - Seu Espaço Físico, o Mário a descreve como sendo a primeira paralela norte à rua do Seminário, início na Rua São Domingos, sentido Oeste/Leste, término na Rua São Jorge. Ocorre que na escritura do imóvel onde existiu a Anderson, Clayton & Cia. Ltda., depois Usina Zé Bezerra e por último a Seinfra, ali está registrado que o endereço era Rua 24 de Março, s/n. Portanto, a antiga 24 de Março seria a atual Rua do Seminário. E a Rua 24 de Março passou a ser a seguinte. Duvidas? Talvez. Mas numa coisa o endereço acima tem esclarecido: a atual Praça dos Ourives, que também se chamou Praça 24 de Março, se chamava até 1959, pelo menos, Praça Benjamim Constant.

Nenhum comentário: