quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Inácio Arruda propõe homenagem a Juazeiro do Norte

O senador Inácio Arruda apresentou na tarde desta terça-feira (01/02) requerimento propondo a realização de Sessão Especial para comemorar o centenário de emancipação do município de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará.
Inácio Arruda justifica sua proposta destacando que a realização pelo Senado Federal de Sessão Especial "nada mais é que o reconhecimento e respeito desta Casa à importância histórica, cultural, econômica e religiosa de Juazeiro do Norte, singular Município, que muito orgulha o povo nordestino brasileiro." A sessão está prevista para o dia 06 de julho de 2011. Em seu requerimento, Inácio lembra que Juazeiro do Norte é o terceiro município mais populoso do Ceará, com o 23º maior PIB do Nordeste. Além da economia, outro grande atrativo de Juazeiro do Norte é a cultura popular, alicerçada nos pilares do trabalho e da fé. É considerada a “Meca” dos romeiros, graças à popularidade de Padre Cícero, grande incentivador de sua criação e também o primeiro prefeito da Cidade. As romarias fortalecem demasiadamente o comércio local e fomentam uma verdadeira indústria do turismo religioso em torno da figura do “Padim Ciço”, cuja santidade é indiscutível para os devotos.
Juazeiro
O Município de Juazeiro do Norte fica localizado na Região Metropolitana do Cariri, ao Sul do Estado, distante 514 km de Fortaleza, cuja população estimada é de 250 mil habitantes. O nome Juazeiro, se deve a alusão que se fez a uma árvore típica da Região Nordeste do Brasil, cujo nome científico é Zizyphus Joazeiro, palavra de origem híbrida tupi e portuguesa: “juá” (fruto do espinho) e o sufixo “eiro”.
Juazeiro do Norte, emancipado em 22 de julho de 1911, é uma das cidades do interior nordestino com maior destaque popular da região. Conhecido anteriormente como comunidade de Tabuleiro Grande, pertencente ao Crato, Juazeiro do Norte passou a ganhar notoriedade graças ao desenvolvimento de sua economia local, com destaque para o comércio e a indústria de calçados.
Juazeiro do Norte, no Cariri, é a terra do artesanato em couro e ferro, dos cordéis, das xilogravuras, dos sanfoneiros de oito baixos feito Januário, dos reisados, das romarias em devoção a Padre Cícero, do simbolismo do beato José Lourenço na luta do Caldeirão e dos encantos da Floresta Nacional do Araripe.
Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda

Um comentário:

Anônimo disse...

Inácio Arruda nunca fez nada por Juazeiro e agora quer aparecer às nossa custas.
Maurício Xavier