domingo, 15 de agosto de 2010

Palestra sobre José Marrocos leva boa platéia ao Círculo Operário São José


Cerca de 200 pessoas, sendo a maioria formada por acadêmicos e pesquisadores, compareceu ao auditório do Círculo Operário São José para acompanhar a palestra da professora Luitigarde Oliveira Cavalcante Barros sobre a “Contribuição de José Marrocos na formação de Juazeiro”. Muitas perguntas, debates e ela se emocionou quando o agropecuarista Jaime Melo exibiu aos presentes um crucifixo que pertenceu a Zé Marrocos.

A platéia aplaudiu a professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e, atualmente, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. No ato foi lançado o cordel “100 anos de José Marrocos” uma criação dos alunos da escola que leva o seu nome, no Bairro Pio XII, sob a orientação da professora Maria Rosimar Araújo. O evento foi aberto com um pronunciamento do presidente da Comissão Organizadora do centenário de Juazeiro, Geraldo Menezes Barbosa.

Coube ao Coordenador Executivo da Comissão e Secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, apresentar a palestrante destacando o trabalho de pesquisas daquela antropóloga alagoana e sua obra literária. Já Luitigarde se referiu a José Marrocos como o responsável por construir o mundo da comunicação no Cariri, a abertura de escolas, a teatralização da história da vida religiosa do país e a defesa de temas libertários como a abolição dos escravos.

O prefeito Manoel Santana encerrou o ato na noite de sexta-feira no Círculo Operário São José. Na tarde deste sábado houve celebração de Missa em sufrágio da alma de José Marrocos na Capela do Socorro. A partir desta segunda-feira, dia 16 e até o dia 27 de agosto, acontece a exposição interativa O Centenário de Morte de José Marrocos, um dos lutadores pela emancipação política de Juazeiro. A exposição terá mostra de jornais, livros, documentos, documentário, fotos e oficinas de leitura, de xilogravura e mini cursos no IPESC, que funciona no Campus Monsenhor Murilo da URCA, na Praça do Mateu na Avenida Castelo Branco.(Texto e foto de Demontier Tenório)


Nenhum comentário: