segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Centenário da morte de José Marrocos prossegue com Exposição Interativa


Aberta na manhã desta segunda-feira a Exposição Interativa: “O Centenário de Morte de José Marrocos” que se estenderá até o dia 27 de agosto na sede do IPESC no Campus Monsenhor Murilo localizado na Avenida Castelo Branco em frente à Praça do Mateu. Trata-se de mais um evento da programação elaborada pela Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte com apoio de diversas instituições e da administração do prefeito Manoel Santana.
Trata-se de uma mostra de jornais, livros, documentos, fotos, documentário, além das oficinas de leitura de cartas e documentos e de xilogravura incluindo ainda mini-cursos. Os livros que pertenceram a José Marrocos estão expostos no Museu do Padre Cícero na Rua São José, 242 no centro de Juazeiro. O coordenador executivo da comissão e Secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, abriu a exposição.
A professora Fátima Pinho, coordenadora do IPESC (Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudos Sócio-Culturais), também falou para um auditório lotado por alunos da Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra antes da palestra do xilógrafo e diretor da Lira Nordestina, José Lourenço. Zé Marrocos foi uma das figuras importantes no processo de emancipação política de Juazeiro, mas terminou falecendo antes que a independência acontecesse. (Texto e fotos de Demontier Tenório)

Nenhum comentário: