terça-feira, 17 de agosto de 2010

Engenheiro juzeirense pede criação de superintendência regional da Codevasf

Caros Juazeirenses,

O texto abaixo foi todo retirado do site da CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (www.codevasf.gov.br) e mostra a importância e o desenvolvimento que empresa agrega nas regiões onde ela atua.

Tendo em vista a importância da empresa em programas de desenvolvimento econômico-social (irrigação e etc) principalmente em áreas rurais e atuação bastante relevante em projetos de saneamento básico e abastecimento de água em áreas urbanas e analisando ainda a transposição do rio São Francisco, cujo eixo Norte cruzará a região sul do Ceará (Cariri), conforme infográfico mostrado abaixo (retirado do site www.mi.gov.br/saofrancisco/integracao) faço a seguinte sugestão:

Que o povo de Juazeiro do Norte (sociedade civil organizada, entidades, POLÍTICOS interessados na DEFESA da nossa cidade,independente de partidos), levante a bandeira para a CRIAÇÃO de uma SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA CODEVASF EM JUAZEIRO DO NORTE, digo isso por que os senhores Tasso e Ciro já estão se mobilizando para colocar o Vale do Acaraú na área de atuação da Codevasf e instalar uma SR em Sobral (alguém achou que seria em outro lugar?), e a meu ver seria muito longe pra atuar no desenvolvimento da região onde o Eixo Norte Cortará e na revitalização das Bacias dos Rios Salgado e Jaguaribe, que serão interligados com o referido eixo.
Para que conheçam mais da CODEVASF, acessem o site, pesquisem e vejam que a mesma é responsável por vários casos de sucesso como o Pólo de Fruticultura de Juazeiro/Petrolina e os Centros de Pesquisa em Aquicultura e Recursos Pesqueiros espalhados pelo Brasil.
Colaborarei no que for necessário e estiver ao meu alcance.
Saudações juazeirenses a todos.
Germanno Ellery
Engenheiro Civil juazeirense, agora residindo em PENEDO-AL
germanno_engcivil@hotmail.com

CODEVASF – COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E PARNAÍBA

Missão e Visão de Futuro

Missão
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, tem por missão promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.

Visão de Futuro
Ser reconhecida nacional e internacionalmente por pessoas, empresas e governos como referência:
* Na utilização sustentável dos recursos naturais;
* Na estruturação de atividades produtivas;
* Na liderança do processo de articulação para o desenvolvimento das regiões onde atua.

Diretrizes
A Codevasf desempenha, desde sua fundação em 1974, um importante papel no planejamento e desenvolvimento dos recursos naturais/hidrológicos na bacia hidrográfica do rio São Francisco e, a partir de 2000, na bacia do Parnaíba.
Em 22/11/2006, a Companhia aprovou, pela Resolução da Diretoria Executiva nº 549, as suas novas Diretrizes Políticas, que servem como base para enquadramento das ações e projetos a serem desenvolvidos, em consonância com os objetivos do governo e necessidades das regiões e em conformidade com a Missão, Visão de Futuro e Objetivos Estratégicos definidos para a empresa.
As diretrizes foram construídas a partir dos direcionamentos anteriormente apontados com contribuição das Áreas e das Superintendências, no contexto da nova estrutura funcional, com ênfase nos resultados.
O principal foco do planejamento estratégico da Codevasf é o desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba com justiça social, alinhado às diretrizes do governo federal, do Ministério da Integração Nacional e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e respeitando as potencialidades e vocações regionais, segundo as seguintes diretrizes:
* Promover a revitalização das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Parnaíba;
* Implantar projetos que reforcem os arranjos produtivos locais;
* Adotar salvaguardas ambientais nas atividades produtivas potencialmente impactantes aos ecossistemas das bacias hidrográficas;
* Desenvolver e manter atualizados planos de desenvolvimento integrado para as bacias do São Francisco e do Parnaíba;
* Apoiar a implantação dos projetos prioritários identificados no Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba - Planap;
* Promover a capacitação dos atores envolvidos nos programas de desenvolvimento regional sustentável;
* Contribuir no abastecimento de água para consumo humano e animal, prioritariamente por meio de obras de pequeno porte para atendimentos comunitários;
* Integrar a Empresa na matriz energética do país, estimulando a produção de fontes alternativas de energia, com ênfase em ciência e tecnologia, prioritariamente na área agrícola, a exemplo dos polos de biocombustíveis;
* Promover o saneamento ambiental com ênfase na gestão e na qualidade dos recursos naturais;
* Incentivar a atração de investimentos privados como instrumento de viabilização dos projetos, a exemplo das Parcerias Público-Privadas e das concessões;
* Desenvolver projetos e ações com foco em Mecanismos de Desenvolvimento Limpo – MDL;
* Fomentar projetos de infraestrutura de apoio à produção, logística, distribuição e comercialização nas áreas de atuação da Empresa; e
* Gerar receita própria a partir da prestação de serviços técnicos especializados, como consultoria em projetos de irrigação e informações georreferenciadas.
Formas de atuação
A Codevasf direciona sua atuação na coordenação e execução de obras de infraestrutura hídrica, implantação de distritos agropecuários e agroindustriais, obras de saneamento básico, eletrificação e transportes, diretamente ou mediante contratação e estabelecendo parcerias na implementação dos programas.
Dá ênfase aos estudos sobre o potencial hidroagrícola dos Vales. Implantou e mantém em operação 26 perímetros de irrigação no vale do São Francisco.
No vale do Parnaíba, realiza estudos com a finalidade de formular o Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Parnaíba (Planap), pautado na sustentabilidade, nas potencialidades comparativas e competitivas existentes, visando ao crescimento da economia regional e à melhoria da qualidade de vida da população em uma nova abordagem estratégica centrada no nível de abrangência territorial.
Desenvolve, ainda, programas de reabilitação de perímetros irrigados e de preparação da juventude rural e executa ações integradoras voltadas para a construção de barragens, construção/instalação de adutoras, perfuração/instalação de poços tubulares e amazonas, instalação de cisternas simplificadas de abastecimento d’água, implantação de linhas de distribuição de energia e construção de estradas que têm provocado impactos favoráveis no que se refere à redução da migração e à inclusão social.

Área de Atuação
A Codevasf atua nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Parnaíba. Com a Lei nº 12.196, sancionada em 14 de janeiro de 2010, passará a atuar também nos vales dos rios Itapecuru e Mearim.
A bacia do São Francisco tem uma extensão de 640.000 km² e abrange porções dos Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Goiás e estreita faixa no Distrito Federal. A bacia do Parnaíba, com extensão de 330.000 km², abrange parte dos Estados do Piauí e do Maranhão. Já as águas do rio Itapecuru (52.500 km²) e do Mearim (96.000 km²) banham o estado do Maranhão.

Impactos da Ação
As ações da Codevasf e de suas antecessoras nos vales do São Francisco e do Parnaíba resultam em um expressivo desenvolvimento econômico e social, traduzido em números que retratam o aumento da produção e da produtividade agrícola, maior oferta de alimentos à população, ampliação da oferta de empregos diretos e indiretos e geração de renda estável, seja na zona rural ou urbana.
Esse desenvolvimento nas regiões de atuação da Empresa é determinado pela incorporação de novas áreas ao processo produtivo e introdução de novas tecnologias e culturas, direcionadas a mercados exportadores e com a implantação de agroindústrias. Isso possibilita melhor aproveitamento da matéria-prima e se constitui em suporte à comercialização e ao crescimento das atividades de comércio e de serviços.
O resultado desse trabalho também leva à formação e à consolidação de polos de desenvolvimento regional, a exemplo dos polos de Petrolina (PE)/Juazeiro (BA) e do Norte de Minas Gerais. Esses polos têm contribuído para o aumento das exportações e da geração de superávites comerciais, através da oferta de produtos nobres e de alto valor comercial.

Nenhum comentário: