segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

108 anos de eternidade da Beata Maria de Araujo - A Beata do Milagre em Juazeiro

 Onde se encontram seus restos mortais ?




Porque nao fazemos justiça à sua memória e sua história que também é nossa ?

Porque alguem pobre, preta, analfabeta, tao humilde foi tao perseguida?

Juazeiro de hoje, deve ao Juazeiro de ontem essa resposta.



Hoje mais uma vez alguns de seus devotos e defensores rezaram um terço no seu simbólico túmulo 




Existiu há mais de 100 anos, nas terras do Cariri, na Fazenda Tabuleiro Grande, depois cidade de Juazeiro do Norte, uma mulher pobre, negra, costureira, analfabeta que foi escolhida por Deus como instrumento para que Ele se manifestasse. Quando essa mulher, Beata Maria de Araújo, comungava, a hóstia se transformava em sangue na sua boca. Isso aconteceu pela primeira vez no dia 1º de março de 1889. Era Quaresma e o fenômeno acontecia , no dizer do Padre Cícero ao Bispo Dom Joaquim, principalmente às quartas e sextas-feiras de cada semana, no sábado da Paixão e depois, passou a ser diário até a Ascensão do Senhor. Nessas alturas, Juazeiro já era uma aluvião de gente, de todo o Nordeste, querendo “adorar o Precioso Sangue”. 
 

Antes do sangramento da hóstia, no entanto, está Beata já apresentava outros fenômenos místicos. Monsenhor Monteiro, reitor do Seminário do Crato, nos conta que ele e o padre Quintino, depois Dom Quintino, primeiro bispo da Diocese de Crato, iam a Juazeiro do Norte para meditar com a Beata sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e durante essas meditações o corpo da Beata sangrava. Sim , porque ela tinha também os estigmas da Paixão de Cristo impresso em suas mãos, pés e frontes. A marca dos pregos, nas mãos e nos pés e a coroa de espinhos na fronte. A marca no peito apareceu mais tarde.

Como uma verdadeira místicas, ela também conversava com Jesus e Ele lhe disse em várias ocasiões que tudo aquilo estava acontecendo porque queria transformar Juazeiro num “lugar de Salvação para as almas”.

E é exatamente isso que Juazeiro do Padre Cícero se tornou: um lugar de salvação. Cada uma de vocês romeiros e romeiras, podem contar uma história de salvação, de benção de Deus, que aconteceu nestas terras ou por conta da fé em Padre Cícero e na Mãe das Dores.

Uma menina pobre que cresceu tendo como diretor espiritual o Padre Cícero e que foi escolhida por Deus para um grande milagre que mudou a história religiosa do Nordeste brasileiro. Não se pode, hoje, falar em religião no Nordeste, sem lembrar do Juazeiro do Padre Cícero e da Mãe das Dores. E tudo começou com Deus querendo fazer um carinho no povo nordestino: transformar Juazeiro, pelo seu sangue aqui derramado na boca da Beata Maria de Araújo, em lugar de salvação para todos os que quiseram se converter.

Por Maria do Carmo Pagan Forti - Psicóloga 

Nenhum comentário: