quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Vereadores de Juazeiro do Norte terão que fazer mudanças no comando da Câmara Municipal

 Vereadores de Juazeiro do Norte terão que fazer mudanças no comando da Câmara Municipal, após a agitação que ocorre desde o início da manhã desta quinta-feira (18 de novembro).

A movimentação é por conta da decisão judicial que determinou afastamento do presidente da Câmara, Darlan Lobo, e do 1º vice-presidente, Capitão Vieira.

Ambos, que comandam o Legislativo municipal, são opositores do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos). Com o eminente afastamento dos vereadores, o setor jurídico da Câmara já prepara os trâmites para a posse do novo presidente, o que deve ocorrer na tarde desta quinta.

Os afastamentos são parte de uma operação da Polícia Civil que cumpre 97 mandados judiciais contra 52 investigados em suposta organização criminosa de exploração do Jogo do Bicho, no Cariri, Centro-Sul do Ceará e na Capital.

Ao todo, seis vereadores e servidores públicos foram afastados das funções na região, três deles em Juazeiro do Norte: Darlan Lobo, Capitão Vieira e Beto Primo.

R$ 400 MILHÕES
É o montante que a Polícia suspeita que os envolvidos tenham movimentado em seis anos. Com o afastamento de três membros, a primeira providência será a convocação de suplentes para o exercício do mandato parlamentar.

Como os afastamentos são temporários, pela ordem de composição da Mesa Diretora, o 2º vice-presidente,  William Bazílio, o ‘Bilinha’, deve assumir o comando da Casa. O presidente afastado, Darlan Lobo, é opositor do prefeito do município, Gledson Bezerra, que tem tido dificuldade na articulação na Casa.

O parlamentar que assume agora é contabilizado pela liderança do Executivo como sendo da base aliada. Um cenário, portanto, mais favorável ao prefeito.

DETALHES DA OPERAÇÃO PÚBLIO VATÍNIO
43 mandados de busca e apreensão;
Cinco de medidas cautelares diversas da prisão (monitoramento eletrônico);
Seis de afastamento das funções públicas (vereadores e servidores públicos);
43 mandados de sequestro criminal para apreender veículos, imóveis, bloqueio de contas bancárias e fundos de investimento.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: