terça-feira, 16 de novembro de 2021

70 anos da rádio Iracema - rádio pioneira na radiofonia juazeirense

 Através do amigo Aguinaldo de Souza, a quem agradeço, tomei conhecimento que a Rádio Iracema comemora hoje 70 anos de existência. E não podia deixar de publicar esta crônica escrita por Daniel Walker na comemoração dos 50 anos. A homenagem que a família presta à rádio pioneira na radiofonia juazeirense.

(Acervo de Tereza Neuma )



MEU TEMPO DE RÁDIO IRACEMA
Daniel Walker
Foi na Rádio Iracema que passei um dos melhores momentos de minha vida. Em 1966, quando comecei a trabalhar na emissora, ela era considerada uma verdadeira escola de rádio. E a prova era tal que existia até um Mestre. Era o sau­doso radialista e meu grande amigo Coelho Alves, mais tarde um dos donos (assim como eu) da Rádio Transcariri FM, a pioneira no gênero em todo o interior cearen­se.
Coelho era muito exigente quando se tratava de colocar uma pessoa à fren­te de um microfone em "sua" rádio. Exigia dicção, mesmo! Felizmente consegui passar pelo seu rigoroso controle de qualidade e terminei atuando na locução e no radiojornalismo, que era o que mais queria.
Como locutor não cheguei a fazer nenhum programa específico, tipo disk jockey, tão comum na época e ainda hoje. Comecei apresentando um programa es­portivo noturno com José Boaventura e depois fui convocado para fazer leitura da "Crônica do dia", uma excelente página diária escrita pelo competente articulista Sousa Menezes, falecido recentemente. Nela Sousa Menezes abordava diariamente um assunto de interesse local, e obtinha sempre uma excelente repercussão.
Mas meu maior triunfo na Rádio Iracema foi ter sido convidado para apre­sentar com o próprio Coelho Alves o "Grande Jornal Sonoro Iracema", sem dú­vida a melhor atração da programação, líder de audiência e credibilidade em toda a Região do Cariri.
No radiojornalismo juntamente com o veterano Iderval Pedroso (de saudo­sa memória) redigi o Grande Jornal Sonoro Iracema, ele responsável pelas notícias nacionais e internacionais e eu, pelas notícias da cidade, tendo este bloco o nome de "Flagrantes da Vida Juazeirense". Numa época em que Juazeiro do Norte não possuía o grande número de órgãos públicos e instituições que tem hoje, e em que também não existia gravador, eu conseguia redigir geralmente três laudas só de notícias locais, todo dia. Naquele tempo o repórter ia realmente atrás da notícia, nada comparável à moleza de hoje em que o redator fica no birô à espera dos pres releases mandados pelas repartições.
Graças a esse trabalho de redator de notícias locais tomei-me bastante co­nhecido na cidade, e também conheci muitas autoridades e fiz boas amizades, al­gumas das quais mantenho até hoje. Apesar de ser ainda muito jovem consegui, graças à Rádio Iracema, um respeitável destaque jornalístico, sendo depois Corres­pondente do jornal O Povo, de Fortaleza e redator de muitos jornais locais, como Folha de Juazeiro, Tribuna de Juazeiro, A Imprensa, etc. Foi realmente uma gran­de façanha para um rapaz de 19 anos com estudo de segundo grau completo.
Por tudo isso a Rádio Iracema ocupa um capítulo muito importante na mi­nha vida. Nunca vou esquecer o convívio alegre, divertido e também de seriedade que passei com os colegas: Coelho Alves, Cícero Antônio Alves, José Boaventura, Alcely Sobreira, Maciel Silva, Geraldo Alves, Luís Carlos de Lima, Foguinho, Es­curinho, Zermar Bernardo, Osmar Honorato, Sousa Menezes, Geraldo Alves, A­guinaldo Carlos, Carlúcio Pereira, Damião Medeiros, Lucier Meneses, Geraldo Batista, Pedro Duarte, Wellington Amorim, Iderval Pedroso, Deca, Dalva Men­donça, Toinha Alves, entre outros. Graças ao profissionalismo e dedicação de sua prestigiada equipe a Rádio Iracema conseguiu firmar-se como a emissora conceitu­ada que até hoje é.
À Rádio Iracema, na data em que ela comemora mais um aniversário de gloriosa existência, o meu muito obrigado pelos momentos inesquecíveis que me proporcionou, e parabéns pelo seu aniversário.
Sucesso e existência eterna é que lhe desejo.

Pode ser uma imagem de 11 pessoas

Nenhum comentário: