quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Dossiê da Chapada do Araripe para campanha de reconhecimento pela Unesco ocorre durante Mostra Sesc

 Dossiê da Chapada do Araripe para campanha de reconhecimento pela Unesco ocorre durante Mostra Sesc

Durante a 23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, a campanha pelo reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade pela Unesco ganhará novo capítulo. Com o objetivo de fortalecer a campanha e levantar debates importantes sobre a riqueza material, imaterial, cultural e ambiental desse sítio arqueológico, será realizada a 2ª Mesa de Debates sobre a região, desta terça-feira (9) ao dia 12 de novembro.

Berço de diversas manifestações culturais do Brasil, a região transborda arte e memória. De acordo com Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará, a localização geográfica tem forte influência nesse contexto, já que o Cariri cearense está localizado no entorno da bacia sedimentar do Araripe, fazendo divisa com os estados de Pernambuco, Piauí e Paraíba. “Nesse território onde a natureza se faz presente de forma diversificada e rica, estamos realizando mais uma ação com pesquisadores para esclarecer o processo da construção do Dossiê da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade junto à Unesco, título mais importante no sentido de salvaguarda cultural e natural”, explica Alemberg.

Exigido pela Unesco para a candidatura de Paisagem Cultural, o documento, que irá mapear os patrimônios culturais, históricos e naturais da região, será formulado posteriormente em uma iniciativa conjunta entre o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE), Fundação Casa Grande, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Instituto Cultural do Cariri (ICC).

Programação

Durante o encontro, serão realizadas quatro mesas de debates voltadas para temáticas da Chapada do Araripe em formato híbrido, com participação presencial na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, e transmissão online pelo Youtube do Sesc Ceará.

09/11 – 15h:

“Chapada do Araripe – Paisagem Cultural Evolutiva Viva”

Com participação da Professora Dra. Conceição Lopes, de Coimbra, Portugal; do Professor Dr. Patrício Melo, do Crato/CE; do Professor Dr. Alemberg Quindins, do Crato/CE; do Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; e mediação de Fabiana Barbosa, de Nova Olinda/CE.

10/11 – 15h:

Mesa de debate – “Caminhos da Paisagem Cultural – Arqueologia e Mitologia da Chapada do Araripe”
Com a presença da Professora Me. Lucineide Marquis, de Nova Olinda/CE; e mediação de Fabiana Barbosa.

11/11 – 15h:

Mesa de debate – “Caminhos das Águas – Ocupação do Território da Chapada do Araripe”
Com a Professora Dra. Simone Silva, de Crato/CE; Professora Dra. Sandra Nancy, de Barbalha/CE; e mediação de Lucineide Marquis, de Nova Olinda/CE.

12/11 – 15h:

Encerramento – “Caminhos dos Tesouros Vivos da Cultura do Cariri”

Com a presença do Professor Me. Alenio Carlos, de Fortaleza/CE; e mediação de Lucineide Marquis, do Crato/CE.

Campanha

Encabeçada pelo Sistema Fecomércio-CE, através do Sesc Ceará, e Fundação Casa Grande, a campanha conta com a participação de instituições públicas, organizações não-governamentais, além de instituições internacionais. O movimento pela candidatura teve início em 2019, com a realização do I Seminário Internacional Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade, que reuniu palestrantes internacionais e nacionais, representantes de diversas instituições, agentes culturais da região e mestras e mestres da cultura popular.

No entanto, Sesc Ceará e Fundação Casa Grande já trabalham dentro desta perspectiva do fortalecimento da cultura da região do Cariri há mais tempo. Exemplo disso, é o projeto Museus Orgânicos, que transforma em lugares de memória e afeto as casas dos mestres de cultura da região. Além da Mostra Sesc Cariri de Culturas, evento realizado há mais de duas décadas, que valoriza e impulsiona as manifestações artísticas locais.

fonte:badalo.com.br/cariri/dossie-da-chapada-do-araripe-para-campanha-de-reconhecimento-pela-unesco-ocorre-durante-mostra-sesc/

Nenhum comentário: