sábado, 30 de janeiro de 2021

Parabéns Refrigerante de Caju São Geraldo : nossa inigualável Cajuína

 

História da Cajuína



Tudo começou em uma pequena fábrica de bebidas alcoólicas que produzia vinhos a base de frutas, como caju, jurubeba e jenipapo, fundada nos anos 30, e posteriormente vendida ao senhor Luciano Teófilo de Melo, conhecido comerciante de Juazeiro do Norte.



imagem goma e arte

Alguns anos depois, no final da década de 50, um jovem chamado José Amâncio de Sousa passou a fazer parte do quadro de funcionários dessa fábrica, e com seu trabalho e dedicação, em apenas dois anos, torna-se proprietário deste empreendimento, e que passou a ter como razão social, o seu nome. José Amâncio de Souza.


A década de sessenta foi marcada pela aquisição dos primeiros maquinários (todos manuais), pelo ingresso de seus irmãos Francisco de Sousa e Tarcila de Sousa, mais precisamente em 1957, e pelo início da fabricação do primeiro refrigerante – O Guaraná Brasil – um refrigerante à base de guaraná que foi produzido até a década de 70.

Com a chegada da energia elétrica na região, em 1962, novos equipamentos foram adquiridos, semi-automáticos, dando um novo impulso à produção. Nesse mesmo ano, é lançada a Cajuína São Geraldo, que mais tarde, com a regulamentação da legislação brasileira de bebidas, foi classificada como Refrigerante de Caju.

Em 1976, é criada a razão social Cajuína São Geraldo Ltda. Com a mudança de gestão, surgiu o novo produto que substituiu os demais: o Refrigerante de Caju São Geraldo que, com o seu sabor singular, tendo por base o suco natural da fruta, conquistou primeiramente os cearenses e tornou-se, desde então, conhecido em todo o Brasil.








Atualmente, a Cajuína São Geraldo, possui um parque industrial com extensão de mais de 33 mil metros quadrados e emprega em torno de 400 pessoas diretamente e milhares de forma indireta.

Além de uma indústria, a empresa tornou-se uma referência cultural da região do Cariri, sendo um local turístico que recebe visitantes de todo o país, desejosos por vivenciar a experiência de conhecer a fabricação dos produtos e degustá-los.

Além do tradicional Refrigerante de Caju, a Cajuína São Geraldo fabrica ainda refrigerantes com os sabores uva e guaraná. Todos esses produtos, antes de satisfazerem o paladar do consumidor final, passam por processos de fabricação que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade.

Desde a colheita das frutas, passando pelo processamento industrial e chegando ao envase, a preocupação com a qualidade e o compromisso com a sustentabilidade ambiental são uma constante. Sendo assim, todas as etapas de fabricação são fiscalizadas e certificadas pelos órgãos competentes.

Pautando-se por valores como ética empresarial, excelência na qualidade de produtos e serviços, bem como focados na valorização das pessoas e suas potencialidades, a empresa Cajuína São Geraldo alcança, cada vez mais, em todo o país, fiéis apreciadores dos seus sabores inigualáveis.

fonte : matéria https://www.cajuinasaogeraldo.com.br/

algumas curiosidades sobre o refrigerante: Segundo a ex deputada Ana Paula Cruz  a Cajuína São Geraldo que é considerada uma verdadeira iguaria apreciada por tantos também foi criação de Jose Geraldo Cruz " Meu avo era um inventor de primeira, inventou até perfume , fora outros remédios, como o conhecido Bálsamo da vida . A Cajuína foi só uma dessas muitas invenções. Inclusive é  São Geraldo devido ao nome dele."

Em janeiro de 2020 foi lançado o picolé São Geraldo 


fonte : matéria https://www.cajuinasaogeraldo.com.br/
https://caririrevista.com.br/


Nenhum comentário: