quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

ANIVERSÁRIO DE MORTE DA BEATA MARIA DE ARAÚJO (107 ANOS)

 ANIVERSÁRIO DE MORTE DA BEATA MARIA DE ARAÚJO (107 ANOS)

Dia 17 de janeiro de 2021 

06h00 – Santa Missa na intenção da alma da Beata Maria de Araújo na Capela do Socorro*
07h00 – Exposição das imagens da Beata Maria de Araújo na praça da Capela do Socorro (Carlos Gomide)
17h00 – Santa Missa na intenção da alma da Beata Maria de Araújo na Capela do Socorro*
18h00 – Terço pela bendita alma da Santa Beata Maria de Araújo no cemitério do Socorro (Movimento pela Reabilitação da Memória da Beata Maria de Araújo)

* Devido a pandemia as atividades religiosas acontecem com número reduzidos de pessoas, os fiéis serão acolhidos, presencialmente, referente 50% da capacidade da Igreja, conforme as orientações da Diocese de Crato. Mas, serão transmitidas as missas, através da TV Web Mãe das Dores Juazeiro, canal no YouTube.

Dia 17 de janeiro de 1914 foi um dia triste no Juazeiro, partia para o plano espiritual Maria Magdalena do Espírito Santo de Araújo. Juazeiro vivia naquele momento o enfrentamento da Guerra de 14, resistindo bravamente aos ataques, a guerra chegou ao seu final em março de 1914, e a morte da Beata Maria de Araújo em plena guerra, foi vista pelo povo romeiro como um sinal dos mistérios de Juazeiro. A santa beata morreu e vencemos a guerra. Como se desse a vida para fortalecer a fé dos romeiros que lutavam no Circulo da Mãe de Deus, pelo Padre Cícero, pela Beata Maria de Araújo e pelo santo Juazeiro. O dia da vitória foi um dia de memória pelos que morreram no combate, e a beata morreu no front e fortaleceu espiritualmente seu povo.
Os devotos e devotas choravam sua morte e gritavam em gesto cívico e espiritual que a santa beata morreu, mas que o Juazeiro sairia vitorioso da sangrenta guerra.
No momento da morte da beata o Padre Cícero disse muito comovido; “Você não pode morrer Maria, você é minha espada forte” a beata partiu e deixou o padre Cícero e Juazeiro muito enternecido.
A beata teve seu sepultamento realizado solenemente, o Padre Cícero construiu seu túmulo na capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
De 1914 até 1930 era um local visitado por romeiras e romeiros que visitavam Juazeiro em devoção a Nossa Senhora Das Dores e para ouvir os aconselhamentos do padrinho Cícero ou até mesmo para aqui buscarem solução para os mais diversos problemas e dificuldades que enfrentavam os nordestinos.
Em 1930 o tumulo da Beata Maria de Araújo foi demolido. O fato histórico foi que a igreja do Socorro precisava ser benta pelo bispo, então, em 22 de outubro de 1930 o vigário do Juazeiro, Monsenhor José Alves de Lima resolveu destruir o túmulo da Beata Maria de Araújo para que capela ficasse pronta para o bispo Dom Quintino benzer.
Lamentamos na atualidade que essa ação aconteceu, mas podemos hoje celebrar de forma cívica e religiosa a memória da Beata Maria de Araújo. Porque o Padre Cícero e a Beata Maria de Araújo são os protagonistas do milagre da hóstia, a razão das romarias, o fundamento do surgimento de Juazeiro do Norte como cidade.
Que possamos celebrar a missa em memória da alma da Beata Maria de Araújo no dia 17 de janeiro de cada ano. Que possamos divulgar para que devotos e devotas possam acompanhar presencialmente ou remotamente.
Um dos atos mais marcantes da religiosidade popular de Juazeiro do Norte é a tradicional missa do dia 20 de cada mês em intenção da alma do Padre Cícero Romão Batista. Essa celebração mensal acontece porque foi um pedido do Padre Cícero em testamento. Como a Beata Maria de Araújo não deixou testamento, não sabemos se era sua intenção uma missa mensal, mas pela sua fidelidade a igreja e obediência ao seu guia espiritual o Padre Cícero, ela merece uma celebração pelo menos a cada aniversário de morte.
Os devotos e devotas também celebram um terço no local onde era o seu túmulo na capela do Socorro no dia 17 de janeiro as 17h, e oferecem a bendita alma da Santa Beata Maria de Araújo. O silêncio secular que se fez, vai sendo quebrado pelo barulho da fé no coração de Juazeiro do Norte, a Santa Beata Maria de Araújo e o Santo Padre Cícero Romão Batista são santificados na aclamação do povo romeiro, desde sempre, desde que o corpo de Cristo se fez presente no sertão nordestino.

texto redigido na pagina do facebook de JOSÈ ANDRÈ DE ANDRADE




Nenhum comentário: