segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Diocese publica Informações sobre o velório e sepultamento do Monsenhor José Alves de Oliveira

imagem site Diocese do Crato 

 

Nota  de Dom Gilberto Pastana de Oliveira - Bispo da Diocese do Crato 

Às 22h20 deste domingo, dia 10 de janeiro, Monsenhor José Alves de Oliveira faleceu, aos 85 anos, vítima de insuficiência respiratória aguda. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) deste o dia 7 de dezembro. O funeral será na Capela de São Pedro Apostolo, no bairro Tiradentes, em Juazeiro do Norte, até as 16h desta segunda (11); depois o corpo será transladado até a Capela do Socorro e Basílica Santuário, no centro da cidade. Às 17h30, chega ao bairro Novo Juazeiro, onde será velado até a terça (12). A missa com exéquias será às 9h, seguida de sepultamento, na Igreja Matriz do Menino Jesus de Praga. A página da Diocese de Crato fará a retransmissão via Facebook. Todos os protocolos de biossegurança, como uso de máscara de proteção facial, álcool em gel e distanciamento social devem ser mantidos. A paróquia também recomenda não ultrapassar o cordão de isolamento, onde se encontra o corpo do Monsenhor.

imagem: Augusto Barros 


Por meio de nota, o bispo diocesano Dom Gilberto Pastana expressou suas sentidas condolências ao mesmo tempo em que agradeceu a Deus “pelos frutos e pelo bem que este nosso querido irmão fez ao serviço da Igreja de Crato”. Leia na íntegra.


Nota de pesar pelo falecimento do Monsenhor José Alves de Oliveira

Neste domingo, dia 10 de janeiro, quando celebramos a Festa do Batismo do Senhor associada à nossa páscoa semanal, recebemos a notícia do falecimento do querido Monsenhor José Alves de Oliveira. As palavras que rezamos na Oração Eucarística II indicam-nos a centralidade da nossa fé e há de nos consolar neste momento de tristeza: “Concedei-lhe que, tendo participado da morte de Cristo pelo Batismo, participe, igualmente, da Sua Ressurreição”.

Monsenhor José era um dos padres mais idosos de nosso clero. Foi vitimado por uma insuficiência respiratória aguda, após um mês de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Natural de Lavras da Mangabeira tinha 85 anos, dos quais 58 foram dedicados ao sacerdócio.

Mesmo aposentado de suas funções paroquiais e com limitações, em decorrência da idade e da saúde fragilizada, não deixou de ser presença espiritual e fraterna na vida de quantos lhe chegavam e continuou celebrando os santos mistérios na Igreja Matriz do Menino Jesus de Praga, em Juazeiro do Norte, da qual foi pároco entre os anos de 1990 a 2012, além de assistir pastoralmente a Comunidade São Pedro, Apóstolo, no bairro Tiradentes, nas proximidades de sua casa. Agradecemos a Deus pelos frutos e pelo bem que este nosso querido irmão fez ao serviço da Igreja de Crato.

Nesta hora de tristeza, mas também de esperança no Ressuscitado, enviamos nossa solidariedade à família, aos filhos espirituais, aos amigos e aos paroquianos do Menino Jesus de Praga.

Confiamos a Deus a alma do Monsenhor José, por intercessão de Nossa Senhora da Penha, rainha e padroeira desta diocese, para que o receba entre os santos do Céu.

Em Cristo,

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Bispo diocesano de Crato

Nota de Condolências pelo falecimento do Monsenhor José Alves

Categoria: Basílica

11/01/2021 Por: Assessoria de Comunicação


A Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores manifesta pesar pelo falecimento do Monsenhor José Alves de Oliveira, ocorrido neste domingo, dia 10 de janeiro, quando celebramos a Festa do Batismo do Senhor. Ele tinha 85 anos, dos quais 58 foram dedicados à evangelização através do ministério sacerdotal. Nesta paróquia, foi vigário paroquial por 16 anos (1972-1988), auxiliando o Monsenhor Murilo de Sá Barreto nas atividades pastorais.

Suas pregações, formações e presença fraterna estarão sempre vivas em nossa memória, como também a sua força e a sua determinação espiritual. Combateu o bom combate e guardou a fé, devendo receber agora a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, reservou para todos os que tiverem esperado com amor a sua Aparição, parafraseando o apóstolo São Paulo, em sua segunda carta a Timóteo (2 Tm 4,8).

À comunidade paroquial Menino Jesus de Praga, aos membros da Comunidade São Pedro, onde o monsenhor residia, aos familiares e aos amigos, nossas orações e solidariedade.

 

Fraternalmente,

 

Pe. Cícero José da Silva

Reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores

E Comunidade Sacerdotal 

Caríssimos irmãos e irmãs.
A vida é uma dádiva que Deus nos concede como sinal concreto de seu infinito amor. É graça e mistério insondável que somente em Jesus Cristo adquire sentindo pleno. A nossa peregrinação neste mundo, tão fugaz como o crepitar de uma chama, é um constante configurar-se ao mistério da morte e ressurreição do Senhor que nos convida constantemente à bem aventurança eterna. O segredo da morte, diz Santo Afonso Maria de Logório, está no seu temor a Deus: Timenti Dominum bene erit in extremis - Aquele que teme o Senhor será feliz no fim. (Eclo 1, 13).
Marcados pela tristeza, mas com o coração cheio de esperança, recebemos a notícia da Páscoa definitiva do nosso querido Monsenhor José Alves. Asseguro neste momento de dor e provação a comunhão de oração em pleno retiro, confiantes na misericórdia de Deus e em sua fortaleza. Em tempos tão difíceis como este em que vivemos, marcado por tantos dissabores e sofrimentos, tenhamos a certeza de que Deus caminha conosco nos dando um alento de esperança e luz!
"Requiescat in pace!" Que o bom Deus o acolha na luz de sua face e lhe conceda no dia ressurreição a plenitude da vida.
Aos familiares, amigos do Monsenhor José Alves, minhas orações e abraço afetuoso!
Frei Raimundo Ferreira de Matos, OFMCap
Pároco da Paróquia São Francisco das Chagas

entre outras notas.

Nenhum comentário: