terça-feira, 19 de janeiro de 2021

BEATA MARIA DE ARAÚJO E PADRE CÍCERO: JUAZEIRO PODERIA NEM EXISTIR SE ELES NÃO TIVESSEM SIDO FIÉIS AOS PROPÓSITOS DIVINOS.

 BEATA MARIA DE ARAÚJO E PADRE CÍCERO: JUAZEIRO PODERIA NEM EXISTIR SE ELES NÃO TIVESSEM SIDO FIÉIS AOS PROPÓSITOS DIVINOS.


A live promovida pela Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte em homenagem aos 107 anos de morte da Beata Maria de Araújo, foi um momento importante para celebrar a memória e a história do Juazeiro do Norte, cuja razão de existir são devidos aos prodígios do Padre Cícero e da Beata Maria de Araújo, que protagonizaram o milagre da hóstia, o primeiro e talvez o maior evento que projetou Juazeiro do Norte internacionalmente.
Na live, segundo depoimento da Irmã Annette Dumoulin, que leu uma carta do Padre Cícero enviada ao seu amigo Padre Constantino Augusto. Na carta, o Padre Cícero relata que o Bispo Dom Joaquim havia lhe feito a proposta, de escrever uma carta, onde o próprio Padre Cicero condenava a Beata, que o Padre Cícero escrevesse dizendo que a beata tinha lhe enganado e que ela era uma mentirosa.
Então percebemos a artimanha do bispo Dom Joaquim em tentar persuadir o Padre Cícero, em o forjar uma carta para culpar a Beata Maria de Araújo e assim coloca-la na história como a mentirosa e livrar o Padre Cícero da suspensão de ordem.
O padre Cícero nega essa proposta, e diz na carta que não imaginou, que o Bispo do Ceará, Dom Joaquim, lhe pediria para condenar uma mulher inocente, Diz que essa seria uma questão horrível para sua consciência, o Padre Cicero não foi conivente com a farsa que o bispo quis montar. O Padre Cícero era convicto do que presenciou, o milagre da hóstia. O Padre Cícero responde ao bispo dizendo que poderia lhe obedecer no silêncio, se calar diante do milagre, não divulga-lo, mas que não forjaria uma carta condenando a Beata.
Demonstra lealdade, respeito, e veneração a Beata. O Padre Cícero conhecia o seu caráter e sua fidelidade ao divino desde sempre e não caiu na vil sedução do bispado em resolver a questão com uma mentira inventada.
Essa mentira certamente prejudicaria a honra e a memória da Beata Maria de Araújo e principalmente atingiria todos nós, juazeirense e romeiros, porque somos filhos do milagre da hóstia, somos cidade e povo originário de um milagre, milagre que nem Padre Cícero, nem a Beata Maria de Araújo negaram.
Como o Padre Cícero não fez a carta, o bispo impôs a sua punição, suspendendo as ordens sacerdotais, o padre ficou sem exercer seu sacerdócio oficial até sua morte. Ele foi grande, pois se tivesse feito a carta, a culpa seria somente da Beata Maria de Araújo. O padre Cícero não aceitou colocar a culpa na Beata para salvar sua reputação e vida sacerdotal.
Eles resistiram, foram féis ao milagre da hóstia e suas consequências prodigiosas para a cidade de Juazeiro, mesmo pagando um preço, o martírio do Padre Cícero em ser suspenso de suas ordens sacerdotais e a solidão e silêncio da Beata Maria de Araújo enclausurada até a morte.
O tempo do silêncio acabou, precisamos informar isso ao povo de Juazeiro e aos romeiros, dizer que podemos falar hoje abertamente do milagre. O padre Cicero já teve sua conciliação com a Igreja Católica, a igreja perdoou ou será que no ato de conciliação pediu perdão ao Padre Cicero? A igreja entendeu que ele não errou, estava no caminho certo da devoção cristã e principalmente em resolver as questões sociais do povo sofrido que vinha a sua procura, o milagre foi o sinal para que todos encontrassem o caminho do santo Juazeiro e aqui encontrassem alimento para o corpo e espirito.
Se o Padre Cicero teve como punição da igreja a suspensão de ordem sacerdotal por conta do milagre que ele não quis negar. No presente a igreja já lhe perdoou, dando-lhe reconciliação com a santa Sé.
Então pedimos que a igreja conceda o perdão ou será um pedido de perdão a Beata Maria de Araújo? Pelo mesmo motivo do milagre, ela teve como punição a clausura, solidão e o silêncio. Calúnia, difamação e injúria, quando acusada por oficiais do clero de embusteira, uma série de crimes contra sua honra se materializaram. Violação do seu túmulo. A igreja precisa se reconciliar com a Beata Maria de Araújo.
Nós sociedade civil e poder público de Juazeiro do Norte, precisamos se reconciliar com a Beata Maria de Araújo e também com o Padre Cícero. Precisamos entender que uma das maiores punições impostas pela igreja depois dos milagres foi que o Padre Cicero não podia se aproximar da Beata e a Beata não podia se aproximar do Padre Cícero.
Na atualidade, precisamos aproximar os dois, que foram separados. E os dois juntos podem finalmente encontrar o povo de Juazeiro e os romeiros que esperam ainda no silêncio, o tempo do silencio acabou, já podemos contemplar Padre Cícero e a Beata Maria de Araújo juntos novamente, presentes na história e memória de nossa cidade.
Precisamos entender que a Beata Maria de Araújo teve uma visão com o menino Jesus antes mesmos do Padre Cícero chegar no povoado, o menino Deus anunciava a Maria de Araújo o seu encontro com o Padre Cícero. Tempos depois foi a vez de Jesus aparecer em sonho e pedir que o Padre Cícero ficasse para tomar conta do povo. E finalmente Cristo crucificado se manifestou novamente em forma de sangue na hóstia para Maria de Araújo e o Padre Cicero. Por várias vezes Padre Cícero e a Beata Maria de Araújo, juntos, materializava a presença do divino.
Precisamos colocar uma imagem da Beata Maria de Araújo ao lado da imagem do Padre Cícero. As imagens dos dois sempre que aparecem juntas, reaviva o mistério da fé, repara injustiças passadas, acaba com o silêncio secular sobre as transformações das hóstias em sangue, faz vibrar a memória do povo romeiro que pode agora falar sobre o milagre. As imagens juntas do Padre e da Beata refletem um sentimento do povo de Juazeiro em reconhecer os dois como os protagonistas mais importantes da criação e desenvolvimento da terra do Padre Cícero e da Beata Maria de Araújo.
Precisamos quebrar o silêncio imposto em uma época, e falar quem foi ela e sua importância, a mulher no seu tempo, vítima em um contexto político religioso e que merece reconhecimento, pois sua missão, seu protagonismo é indiscutivelmente as bases de existência dessa cidade, Juazeiro do Padre Cícero e da Beata Maria de Araújo e que passou a se chamar Juazeiro do Norte, por que foi o Norte e continua sendo de milhares de romeiros e juazeirenses.
JOSÈ ANDRÈ DE ANDRADE
RECOMENDAÇÕES DO MOVIMENTO DE REABILITAÇÃO PELA MEMÓRIA DA BEATA MARIA DE ARAÚJO PARA AS INSTITUIÇÕES.
Calendário e eventos
17 de janeiro – Aniversário de morte da Beata Maria de Araújo Caminhada e cortejo pela cidade em defesa do túmulo e informações sobre seus restos mortais. Missas solenes na capela do Socorro. Exposição de imagens da Beata Maria de Araújo. Terço no seu túmulo simbólico.
01 de março – Dia do Milagre. Lei N° 4.866, DE 30 DE MAIO DE 2018.
A lei institui o dia 01 de março como o Dia do Milagre na Cidade de Juazeiro do Norte. (Não foi criada ações para celebrar esse dia, embora a lei faça previsão).
23 de maio – Aniversário de nascimento da Beata Maria de Araújo.
Apresentações culturais com os grupos da tradição no largo do Socorro. Sarau poético. Ato festivo com canto de parabéns e corte de bolo. Mostra de Poemas para Maria promovida pela Secult.
22 de outubro – Violação do Túmulo da Beata Maria de Araújo.
Ato cultural religioso em desagravo à memória da Santa Beata Maria de Araújo na Capela do Socorro.
PREFEITURA MUNICIPAL E CÂMARA DE VEREADORES
· Proposição de Projeto de Lei para colocar a imagem da Beata Maria de Araújo ao lado da imagem do Padre Cícero nas repartições da administração pública.
· Proposição de Projeto de Lei para adicionar na letra do hino municipal uma estrofe que faça referência Beata maria de Araújo e ao milagre da hóstia.
· Proposição de Projeto de Lei para a construção de um monumento da Beata Maria de Araújo, em homenagem a sua memória e história que é patrimônio imaterial do nosso município.
SECRETARIA DE TURISMO E ROMARIA
· Montar uma tenda na praça Padre Cícero durante as principais romarias com um estandarte da Beata Maria de Araújo e Padre Cícero, com indicativo de informações sobre a história do milagre e suas consequências. Distribuição de panfletos informativos e indicações de obras sobre a história.
· Criar um monumento do milagre, ou um mural do milagre, nas entradas da cidade de Juazeiro, uma referência física, artística e cultural do milagre, das imagens do Padre Cícero e da Beata Maria de Araújo. Com os dizeres já consagrados “Bem-vindos a Capital da fé”.
· Um “Rosário de beatos e beatas de Juazeiro do Norte” consta de um conjunto de monumentos em tamanho natural, dos beatos e beatas que ajudaram a construir o Juazeiro, esse rosário se transformaria em um roteiro turístico, onde os romeiros poderiam conferir a memória histórica da cidade em estátuas de bronze espalhadas pelos pontos da cidade. Construir estátuas de beatos e beatas que ajudaram a construir Juazeiro do Norte. Coloca-las próximos dos lugares religiosos estátuas em tamanho natural dos beatos e beatas com suas biografias.
· Realizar uma audiência pública onde possa convidar a sociedade a refletir sobre a Beata Maria de Araújo e tornando de interesse público a questão de rever seus restos mortais e o seu túmulo na igreja do Socorro.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DO TRABALHO
· Promover nos CRAS um momento com a comunidade, grupos de idosos, jovens e mulheres. Informações, palestras, filmes e espetáculos sobre a história da Beata Maria de Araújo e Padre Cícero.
· Estimular a economia criativa com peças artesanais cuja temática seja o milagre, para a comercialização e geração de renda nas romarias.
SECRETARIA DE CULTURA
· Manter no calendário da Secretaria a Mostra de Poemas para Maria e acrescentar incentivo financeiro para os poetas e poetisas.
· Apoiar a realização do espetáculo teatral ao ar livre no Centro de Apoio ao Romeiro, nas principais romarias. Sobre a vida do padre Cícero e da Beata Maria de Araújo, a história da cidade e dos fundadores. Fomentar a economia criativa e inserir os artistas das artes cênicas no contexto do turismo cultural da cidade. Esse espetáculo já existe montado pela Cia. Livremente, só falta apoio para a encenação.
· Lançar um edital de premiação para artesãos e artesãs criarem escultura com a cena do milagre, em que aparecem o Padre Cícero e a Beata Maria de Araújo. A escultura que esteticamente melhor representar o milagre da hóstia, pode passar a ser reproduzida, como artefato da secretaria de Cultura, para ofertar como presente aos visitantes oficiais.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
· Cria a 1° Semana Beata Maria de Araújo em comemoração aos 158 anos de nascimento. Com preparação das equipes pedagógicas e professores para estimular a pesquisa dos estudantes sobre a beata, realizar projetos pedagógicos nas escolas com culminações de resultados.
UNIVERSIDADE PÚBLICAS E PRIVADAS
· Realização de seminário ou simpósio sobre a Beata Maria de Araújo para estimular a pesquisa e publicações sobre a temática articulada com projetos de extensão.
DIOCESE DO CRATO
· Que o Bispo manifeste a intenção de informar a população de Juazeiro e aos romeiros sobre a questão da violação do túmulo da Beata Maria de Araújo.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO CEARÁ
Que defenda o direito do povo Juazeirense e dos romeiros de ter o túmulo da Beata Maria de Araújo como patrimônio histórico, cobrando das instituições a garantia desse direito.
Movimento Pela Reabilitação da Memória da Beata Maria de Araújo.

texto publicado no facebook de André de Andrade





Defendemos ainda que o túmulo da Beata Maria de Araújo seja na antiga Capela Mortuária Municipal no cemitério do Socorro www.portaldejuazeiro.com

Nenhum comentário: