sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Especial 'Pe. Cícero Eterno' faz homenagem à figura religiosa e política do Ceará na TV Verdes Mares

 

Especial 'Pe. Cícero Eterno' faz homenagem à figura religiosa e política do Ceará na TV Verdes Mares


Entre os assuntos que integram o material, a relação de Cícero com a população do Crato e de Juazeiro deve ser destaque. — Foto: Arquivo

O especial vai ao ar na noite deste domingo (20), logo após o 'Fantástico' e será transmitido simultaneamente pelo G1.

Para homenagear um dos maiores cearenses da história, o especial 'Pe. Cícero Eterno' será lançado na noite deste domingo (20) pela TV Verdes Mares, logo após o programa 'Fantástico'. O material, que segue a tradição anual de prestar reverência a nomes do estado marcantes em diversos âmbitos, deve comentar momentos da vida do religioso e político, assim como relembrar a importância exercida por ele em grande parte dos cearenses.

O programa também será transmitido no G1.

"Já tem mais ou menos cinco ou seis anos que nossa equipe da TV Verdes Mares escolhe um ícone local que já tenha partido para prestar esse tributo", conta Wesclay Ferreira, responsável pelo projeto, roteiro e direção do especial.

Segundo Wesclay, as pesquisas para falar de Cícero Romão, nome de batismo da liderança nascida no Crato, foram extensas. "Outros grandes nomes já foram trabalhados, como os de Chico Anysio e Raquel de Queiroz, por exemplo. E neste ano pensamos em trazer o Padre Cícero para as telas. De lá para cá, desde a concepção da ideia, percebemos que a história dele foi a mais trabalhosa", opina ao citar as influências religiosas e políticas na vida do cearense.

Questões como o voto de castidade feito aos 12 anos de idade, a saída da Igreja Católica para adentrar na política e o falecimento devem estar no foco do produto audiovisual. "Falamos de muita coisa e finalizamos todo esse apanhado com muito cuidado da equipe", ressalta Weesclay Ferreira.

Até este ano, já haviam sido montados os especiais 'Chico eterno', 'Wilker eterno', 'Belchior eterno', 'Patativa eterno' e 'Raquel eterna'. Enquanto os anteriores citavam apenas os nomes iniciais das personalidades, o cratense teve o título religioso como parte do nome por conta da referência mantida no imaginário desde sempre.

Processo

Ao todo, o diretor explica, foram necessárias mais de 20 entrevistas para colocar o projeto em andamento. Entre os nomes, pesquisadores, romeiros, fiéis, moradores da região onde Pe. Cícero atuou e envolvidos diretamente na vida dele são os grandes destaques.

"Passamos cerca de uma semana em Juazeiro do Norte, conversamos com as pessoas locais e até mesmo com outras lideranças religiosas da região. Em média, acredito que de oito a dez pessoas estiveram envolvidas nessa etapa de captação das entrevistas, discussões, etc", pontua Ferreira.

No entanto, engana-se quem pensa que o processo de definição do material foi rápido. De acordo com o diretor, o nome de Pe. Cícero demandou uma pesquisa intensa, que começou ainda no início do mês de julho deste ano. Em agosto, com os dados iniciais levantados, o roteiro começou a ser escrito, e apenas no último mês as imagens foram gravadas.

"O processo de edição vai até pouco antes desse material ser levantado. É algo muito minucioso", relembra ele. No fim, ele acredita, o especial deve ser uma homenagem completa e também muito bonita dos momentos marcantes da vida de Pe. Cícero.


matéria publicada em g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/12/18/especial-pe-cicero-eterno-faz-homenagem-a-figura-religiosa-e-politica-do-ceara-na-tv-verdes-mares

Nenhum comentário: