sexta-feira, 24 de maio de 2019

SESC LEVA EXPOSIÇÃO COM RELÍQUIAS DE PADRE CÍCERO AO TERESÓPOLIS SHOPPING

A mostra leva o visitante a uma viagem para a Juazeiro do Norte em que viveu o líder religioso - Divulgação
O Sesc-RJ leva ao Teresópolis Shopping, a partir do dia 29 de maio, a exposição “Meio Ambiente e Religiosidade”, cujo destaque são pertences de Padre Cícero (1844-1934), o líder religioso nascido em Crato (CE) que teve enorme influência social e política no sertão cearense e em todo o Nordeste. Engajado defensor da causa ambiental, esteve à frente do seu tempo ao antecipar, ainda no século 19, princípios da preservação dos recursos naturais consolidados nos dias de hoje. A mostra será aberta com show de forró do Trio Chililique, às 19h, com entrada franca. 
 
Padre Cícero e os mandamentos ecológicos
Dez mandamentos ecológicos de Padre Cícero estão estampados em camisas expostas na parede. Criados na virada dos séculos 19 e 20, foram adotados em 2010 pelo Greenpeace. Eles abordam a agricultura e a pecuária sustentáveis, com dicas para o manejo correto de florestas, a preservação do solo, o represamento de rios, o respeito aos animais, entre outros preceitos não só válidos, mas necessários até os dias de hoje. 
Entre as peças, estão cartas, documentos pessoais, utensílios domésticos, roupas e móveis. Os itens foram adquiridos pelo jornalista e curador da mostra Marcelo Fraga da professora e historiadora Fátima Meneses, herdeira dos pertences do religioso. A lista inclui título de eleitor, caderneta de anotações sobre bens que comprava e/ou revendia, atestado de óbito da mãe, bilhete da época da Revolução Cearense (1914) e um contra-cartão de boas festas.
O público poderá ver de perto toalha, guardanapos e lenços usados no banquete dos 90 anos de Padre Cícero, assim com punhais de cangaceiros e balas de rifles da revolução de 1914, petisqueira e talheres de prata, criado mudo da sua casa, furador de papéis, máquina de costura e ferro de passar roupa do seu centro social. Outros móveis, como um baú, uma chapeleira e um genuflexório (móvel para rezar), também estão entre as relíquias, assim como utensílios e trajes para celebrações religiosas.
A ambientação da exposição leva o visitante a uma viagem pela Juazeiro do Norte do século XIX. Tem reproduções dos aposentos do padre no Casarão do Horto; de um altar nordestino, espaço de residências dedicado à devoção religiosa; da Capela de Nossa Senhora das Dores, local de pregação de Padre Cícero e onde veio a fundar o município; e de um Arco com Fitas, que simboliza o arco-íris, que por sua vez representa a fidelidade e o perdão de Deus e sua reconciliação com os fiéis. Um vídeo sobre a vida de Padre Cícero, o início de Juazeiro do Norte, a construção da estátua do religioso no bairro do Horto e depoimentos de cordelistas é o complemento audiovisual da mostra.
Uma miniatura de Padre Cícero, de 15 centímetros também está entre as importantes peças da exposição. Ela foi talhada em madeira pelo Mestre Noza, o primeiro artesão de Padre Cícero, e é oriunda do Centro de Arte e Cultura em Juazeiro do Norte que leva o nome do artista.  
 
Show de abertura
O Trio Chililique promete abrir a exposição em grande estilo. Formado há 3 anos, o grupo apresentará um repertório com o melhor do xaxado, do forró, do xote, do baião e do pé de serra, com canções de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Zé Ramalho e outros ícones do gênero. Ao longo da mostra, que fica em exibição até 26 de julho, outras atividades serão incorporadas à programação.
O Nordeste é aqui
A exposição “Meio Ambiente e Religiosidade” integra uma mostra maior, com seus três módulos sendo exibidos simultaneamente em Teresópolis, Três Rios e Barra Mansa. O seguinte é a ser exibido em Teresópolis é “Arte do Lixo, Festividade e Cotidiano do Nordeste”, a partir de 6 de agosto, e depois “Artesanato e Sustentabilidade”, a partir de 19 de outubro. O conjunto apresenta o Nordeste como um exemplo de superação, apontando políticas sustentáveis de economia criativa, com o intuito de despertar e promover as potencialidades de cada local, a partir dos recursos naturais e seus reaproveitamentos.
 
SERVIÇO
Exposição “Meio Ambiente e Religiosidade”
Abertura: 29/5/2019 – às 19h
Teresópolis Shopping: Rua Edmundo Bittencourt, 101, Várzea
Visitação à exposição: Segunda a domingo, das 10h às 20h. Até 26/07/2019.

Cartas, documentos, utensílios domésticos, roupas e móveis pertencentes a Padre Cícero integram a exposição “
Fonte: https://www.netdiario.com.br/noticias/sesc-leva-exposicao-com-reliquias-de-padre-cicero-ao-teresopolis-shopping

Nenhum comentário: