quarta-feira, 8 de maio de 2019

Camilo e Arnon assinam autorização do início da construção do Teleférico de Juazeiro do Norte


O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, e o governo do Ceará, Camilo Santana, assinaram, nesta terça-feira, 7, o convênio entre o Município e o Estado, para dar início ao Teleférico, a uma das obras mais importantes já realizadas na cidade para o fortalecimento do turismo. A assinatura aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O projeto deve ser iniciado em junho próximo.

Avaliado em cerca de R$ 77 milhões, o teleférico conta com destinação orçamentária específica, resultado de um esforço conjunto entre governo e o prefeito Arnon Bezerra, que desde o início da administração vem buscando concretizar uma das obras que irá mudar o panorama turístico da cidade.

O Prefeito Arnon Bezerra viajou à Europa em julho de 2017 para visitar fábricas de teleféricos, e verificar, ‘in loco’, a tecnologia de fabricação desses equipamentos. Ele destaca a importância para incrementar não apenas as romarias que acontecem na cidade, com a recepção de milhares de romeiros de todo o Nordeste e do País, mas fortalecer o turismo de uma forma geral. O destino será a colina do Horto, que inclusive é um geossítio e integra o Projeto do Geopark Araripe, ligado à Unesco. É uma das áreas de turismo religioso que mais recebe turistas no Brasil.

O Teleférico terá capacidade para transportar no mínimo mil passageiros por hora. A obra também inclui projeto de urbanização no entorno do ponto de visitação.

O teleférico ligará as estações Romeiros e Horto Padre Cícero. O equipamento terá estrutura mista (metálica e concreto armado), com área total construída de 1,3 mil metros quadrados (m²) e peso de 140 toneladas.

O projeto do teleférico de Juazeiro do Norte começou a ser articulado em 2017, pelo prefeito da cidade, Arnon Bezerra, e pelo governador Camilo Santana (PT). Inicialmente, a obra foi estimada em R$ 45 milhões, valor 72% menor que o orçamento atual. O aumento estaria ligado a desapropriações de casas na área por onde passará o equipamento.

Além de impulsionar o turismo no Cariri, o teleférico será fundamental para melhorar o acesso à Colina do Horto, proporcionando mais conforto e segurança aos visitantes.(ASCOM/PMJN)

Nenhum comentário: