quinta-feira, 2 de maio de 2019

I Congresso Nacional de Tanatologia acontecerá na Estácio, em Juazeiro do Norte

A abertura oficial do evento acontece às 19 horas desta quinta-feira, 2, no auditório da Estácio
Os estudos sobre Tanatologia ainda são poucos discutidos nas instituições de ensino e saúde. Porém, o tema vem obtendo espaços de debate junto aos estudos desenvolvidos na Estácio de Juazeiro do Norte, por meio do Projeto de Extensão Laboratório de Tanatologia.
Visando ampliar o conhecendo e debate sobre o tema, a FMJ realizará o I Congresso Nacional de Tanatologia – CONATAN, que terá como tema “Perdas e Luto no Cenário Contemporâneo”, e contará com a participação de grandes estudiosos do assunto no Brasil. O encontro acontecerá de 02 a 04 de maio, na sede da instituição. 
No dia 02, a palestra de abertura do Congresso acontecerá às 19 horas, com a temática “Educação para a morte no Século XXI”, ministrada pela professora e maior referência na área no Brasil, Dra. Maria Júlia Kovács.
No primeiro dia, a partir das 8h, acontecerá a I Mesa Redonda, que abordará o tema: Tanatologia e Religiosidade. A mediadora do debate será a Dra. Alcimara Aparecida Föetsch (Unespar). Participam da discussão: Dra. Maria do Carmo Pagan Forti (Seminário São José); Professor Marcelo Cruz de Oliveira (Centro Espírita Nosso Lar, Estácio e Universidade Federal do Cariri - UFCA); Professor Doutor Cícero Joaquim dos Santos (URCA); Prof Ms. Padre George Brito (Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Crato); e Pastor Tiago Medeiros.
O encontro contará com parcerias importantes para a formação no Cariri do Núcleo de Intervenção Psicológicas em Emergências e Desastres, com a Professora Dra. Elaine Reis, da Universidade de São Paulo (USP). O encontro irá reunir profissionais capacitados para atender vítimas de catástrofes na Região. Além dessa parceria, a coordenação do Laboratório de Tanatologia da Estácio irá atuar com profissionais da Afagu no Grupo de Luto, para atendimento às famílias enlutadas de associados.


Nenhum comentário: