terça-feira, 17 de outubro de 2017

Proposta de criação do Parque Natural Municipal das Timbaúbas apresentada em audiência pública

 
A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) e Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju), realizou, nesta segunda-feira, 16, Audiência Pública para apresentação da proposta de criação do Parque Natural Municipal das Timbaúbas, inserido na categoria de Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC), área de proteção integral. A audiência possibilitou a interação da sociedade civil que contribuiu com a efetivação do estudo técnico. 

Estiveram presentes na solenidade o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, representando o Prefeito Arnon Bezerra, o Superintendente da Amaju, Sidney Kal-Rais, o Engenheiro Agrônomo da Semasp, Antonio de Pádua, representando o Secretario de Meio ambiente e Serviços Públicos, Luís Ivan Bezerra, entre outras autoridades, ambientalistas, pesquisadores, estudantes e membros da sociedade civil que, juntos, avaliaram as propostas apresentadas pelo estudo técnico.

A criação de uma Unidade de Conservação (UC) intitulada Parque Natural Municipal é uma política pública fundamental para a preservação do bioma. A consulta pública teve por objetivo apresentar a sociedade os estudos técnicos realizados no Parque. De acordo com Sidney Kal-Rais após a audiência pública, o projeto será analisado para acrescentar as considerações do público. “Estamos satisfeitos de ver a receptividade da sociedade, aqui representada. Participaram da audiência as maiores referências dentre os estudiosos e pesquisadores da área ambiental na região”, afirma, ressaltando que a próxima etapa será propor a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) no entorno do parque, promovendo a preservação e uso sustentável de todo o vale das Timbaúbas. 


O Prefeito Arnon Bezerra tem defendido a área como espaço de preservação permanente, determinando que se busque uma conscientização da população sobre a importância do Parque. Além disso, com apoio do Governo do Estado, irá realizar um projeto que promova o Parque como espaço de visitação, primando pelo desenvolvimento sustentável.

Unidade de Conservação (UC)
As Unidades de Conservação (UC) são áreas especialmente criadas e protegidas pelas três esferas governamentais (Federal, Estadual e Municipal). Sua função é garantir a proteção da fauna, flora, recursos hídricos, solo, paisagens e processos ecológicos pertinentes aos ecossistemas naturais. 

O estudo técnico analisou o meio físico, fauna, flora e vegetação do parque, realizando a delimitação de uma área de 23,4 hectares, destinado a preservação integral. A UC tornará o Parque um espaço funcional para receber a população, e na prática será permitido o uso indireto dos seus atributos naturais, de forma contemplativa ou voltada à pesquisa científica. Medidas que objetivam garantir a proteção do ambiente e a preservação das espécies naturais.(ASCOM/PMJN. Foto: Hélio Filho)

Nenhum comentário: