domingo, 8 de outubro de 2017

IFCE comemorou Dia do Professor com homenagens


O IFCE/JN, em noite solene no dia 06/10/2017,  concedeu um preito de reconhecimento a diversos atores sociais que possibilitam a transformação social, cultural e cidadã de nossa região e do Brasil através da educação. Ressaltamos que diversas são as contribuições, narrativas e experiências dos homenageados. A educação deste país foi construída por vários sujeitos, muitos dos quais foram invisibilizados, silenciados e esquecidos na memória coletiva de nossa história. Todos os homenageados desta noite representam simbolicamente os milhões de professores e professoras que no trabalho diuturno, pavimentam concreta e anonimamente a gestação de uma sociedade mais plural, igualitária, sensível e respeitosa. As análises mais recentes da historiografia dos séculos XX e XXI, afirmam que a história é construída também por indivíduos e categorias de trabalhadores que historicamente foram e são marginalizados. Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, recentemente afirmou: “Os professores são a força mais influente e poderosa para equidade, acesso e qualidade na educação e contributos para um mundo melhor”. 
Atualmente o país passa por um momento político, econômico e social conturbado. Que esta homenagem e este dia representem simbolicamente um a alegria e o congraçamento, mas que também seja um exercício reflexivo diante dos problemas que enfrentamos cotidianamente. Que este momento também simbolize a resistência e a consciência da importância dos professores e professoras mediadas pelos conhecimentos e saberes desafiadores da atuação no mundo. 
Por meio deste PREITO de reconhecimento estendemos nosso respeito e prestamos homenagens a todos os servidores do IFCE campus Juazeiro do Norte, aqui representados especialmente nas figuras dos professores Basílio Neto, Luciano Carvalho e Francisco Amorim. 
“Se a educação sozinha não pode transformar o mundo, tampouco sem ela a sociedade muda”. Paulo Freire.
 Autoria: Gagarin da Silva Lima - Prof. de História do Campus juazeiro do Norte.



Nenhum comentário: