quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Palestra de Irmã Annette sobre Padre Cícero no IFCE e URCA

PADRE CÍCERO NA ACADEMIA
A figura histórica do Padre Cícero será tema em eventos acadêmicos da Universidade Regional do Cariri(URCA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará(IFCE) por ocasião da XX Semana de Iniciação Científica e III Encontro de Pós-Graduação da URCA e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFCE.  Padre Cícero, Santo dos Pobres, Santo da Igreja é a temática que a pesquisadora e religiosa Irmã Annette Dumoulin vai abordar nas instituições de ensino da região do cariri. Neste momento de revisões históricas, de reconciliação da Igreja com o Padre Cícero e de crescimento do movimento das romarias, as universidades da região abrem seus espaços em eventos acadêmicos para o debate sobre o extraordinário e fascinante fenômeno do Pe. Cícero e das romarias em Juazeiro do Norte.
Padre Cícero: E..quem é ele? Essa questão continua instigando pesquisadores e estudiosos na busca de desvendar esse personagem histórico.  Adentrando neste universo, pretende-se compreender a vida e a obra multidimensional do Pe. Cícero como também as romarias realizadas em devoção a esse santo popular brasileiro. Padre Cícero, que atraem aproximadamente mais de dois milhões de pessoas, por ano, de diversos estados brasileiros à cidade de Juazeiro, consolidando-a enquanto espaço sagrado, centro de peregrinação nordestina e ao mesmo tempo, transformando-a num importante polo econômico, educacional e cultural
Nesta atividade, os alunos, professores, servidores da URCA e do IFCE e a comunidade do cariri terão a oportunidade de conhecer a experiência da Irmã Annette Dumoulin como pesquisadora e religiosa que há 43 anos de vida dedicada aos estudos e pesquisas sobre o Padre Cícero e uma doação total aos romeiros, criou dois centros importantes em Juazeiro do Norte: O Centro de Psicologia da Religião e o Centro de Acolhimento aos romeiros.
O evento não pretende apresentar conclusões imediatas, nem encerrar as discussões, mas tem o propósito de mostrar que o Padre Cícero continua vivo e a memória de sua presença permanece renovada na história dos seus romeiros e do povo de Juazeiro.
Na oportunidade, faremos o lançamento do livro mais recente da Irmã Annette:

PADRE CÍCERO: SANTO DOS POBRES, SANTO DA IGREJA: REVISÕES HISTÓRICAS E RECONCILIAÇÃO.
Os eventos estão sendo coordenados pelo Professor de Filosofia da URCA e do IFCE- Campus Juazeiro do Norte: José Carlos dos Santos e são promovidos pelo Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação do IFCE e pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis(PROAE), Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa(PRPGP), Departamento de Ciências Sociais e Coordenação do Curso de Ciências Sociais da URCA.

EVENTO
INSTITUIÇÃO
DATA
HORÁRIO
LOCAL
PALESTRA:
Padre Cícero: Santo dos Pobres, Santo da Igreja



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Juazeiro do Norte
24/10/2017 (Terça-Feira)
16 horas
Mini Auditório do Bloco D – IFCE-Campus Juazeiro do Norte
RODA DE CONVERSA:
Padre Cícero: Santo dos Pobres, Santo da Igreja



Universidade Regional do Cariri - URCA
26/10/2017 (Quinta-feira)
19 horas
Auditório do Geopark Araripe - Crato

Nenhum comentário: