sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Fim do estacionamento em dois quarteirões na Rua São Pedro garantiu mais espaços para todos

A eliminação no estacionamento de veículos em dois quarteirões centrais da Rua São Pedro em Juazeiro do Norte repercute de forma positiva, principalmente no momento em que se verifica uma movimentação maior de pedestres nas compras para as festividades de Natal e fim de ano. Para o presidente do Sindilojas (Sindicato dos Lojistas), Francisco Alberto Bezerra, o Chico Alberto, a ideia acatada pelo prefeito Raimundo Macedo veio em boa hora. Ele aproveitou para dirigir apelos em torno de novos estudos pelo Departamento de Engenharia de Trânsito do Demutran que possam resultar noutras melhorias em nome do fluxo melhor de veículos e pessoas. O dirigente classista cita outros trechos estreitos na área central como na Rua São Paulo, por exemplo, que carecem de medidas mais enérgicas no sentido de um melhor ordenamento. Na opinião de Chico Alberto, sem carros e motos estacionados na Rua São Pedro entre as ruas São Francisco e Santa Luzia, o movimento ficou mais tranquilo e seguro beneficiando, principalmente os pedestres. Para ele, estão surgindo muitos estacionamentos privativos e isso vai ajudar. Citou o futuro Anel Viário que está com obras em andamento e vai desafogar mais o fluxo de veículos no centro de Juazeiro. 

NOSSA IDEIA
Uma boa medida a ser implementada pelo Demutram seria proibir o estacionamento na Rua Padre Cícero e na Av. Castelo Branco, em dois momentos de pique: no horário de almoço e no final da tarde. A Rua Padre Cícero é a principal rua de saída de Juazeiro e a  Av. Castelo Branco é a ponte de acesso aos bairros Centro, Romeirão, Pirajá, Tiradentes, Limoeiro, Novo Juazeiro, Betolândia e Lagoa Seca. Então, o ideal seria que entre 10 e 14 horas e 17 e 19 h fosse proibido estacionar nessas artérias, pois livre de carros e motos estacionados o tráfego de veículos fluiria mais rápido, impedindo a formação de congestionamentos como vem ocorrendo. Nessas duas artérias, estando as pistas livres, será possível o fluxo de dois veículos  um ao lado outro, mas se tiver algum carro estacionado ocorre um afunilamento e só dá para trafegar um veículo de cada vez. Em prol da melhoria do transito na cidade valeria a pena sacrificar algumas horas diárias de faturamento da Zona Azul nesses locais. 
Também já está na hora de  pensar em  colocar semáforos no triângulo Crajubar. Em Fortaleza, o caos que antes existia na giratória que colocaram em frente a Praça Ivens Dias Branco, foi resolvido depois que instalaram lá os semáforos. Se deu certo em Fortaleza, também pode dá certo em Juazeiro do Norte

2 comentários:

Jose´Leite de Souza disse...

Além do fim dos estacionamentos, seria importante enlanguescer os passeios dos dois quarteirões. Daria mais conforto e segurança aos pedestres.


José Leite de Souza
Ilhéus - Bahia

iderval.blogspot.com disse...

A voz do povo é a voz de Deus, Juazeiro do Norte rumo a uma verdadeira metrópole, nós aqui de longe torcendo pelo seu sucesso.

Em dezembro muitos juazeireses voltarão à terrinha para viver a alegria da mais importante cidade do Brasil, pelo menos para nós do Juazeiro. Viva Juazeiro do Norte o meu torrão.