domingo, 20 de dezembro de 2015

Orgulho romeiro - Por Paulo Leonardo Celestino

“Deus escreve certo por linhas tortas”. Foi assim que o Papa Francisco anunciou a reconciliação da Igreja Católica com o Pe. Cícero Romão Batista. Suas palavras, pronunciadas por meio de carta, emocionavam uma multidão no largo do Socorro em Juazeiro do Norte, que escutava atentamente. Olhos marejados.
O sentimento de orgulho de ser sertanejo paira no ar. Finalmente, depois de dezenas de anos sendo considerada uma massa de fanáticos, a nação romeira é reconhecida como rebanho da Igreja!
Papa Francisco cita o contexto social complicado da época do Pe. Cícero. E o exalta como instrumento humano de Deus. A prova disso está estampada na fé inabalável de cada romeiro.
Todas as peregrinações anuais, em carro pau de arara, o respeito aos mortos no dia de Finados, o carinho pelos ensinamentos do padrinho são qualidades citadas pelo Papa como obediência aos princípios da Igreja.
É o jeito simples do sertanejo de se manifestar sendo compreendido. Pode parecer diferente e exótico aos outros olhos, mas é autêntico!
Onde ele estiver, Pe. Cícero deve estar também com os olhos marejados de lágrimas pela felicidade e gratidão a todos os seus afilhados, pois foi graças à persistência da nação romeira a conquista desta reconciliação!
Deus escreve certo por linhas tortas. Viva os romeiros do Pe. Cícero!

Um comentário:

iderval.blogspot.com disse...

Tem materia que mexe com o cidadão, esta do Paulo foi uma matéria certeira, principalmente com esta fotografia do BLOG, voltei aos meu tempos de meninos quando vendia vela aos romeiros, além das velas vendia também Rosário da Mãe de Deus.


O ROMEIRO LOGO FALAVA- SÓ COMPRO ROSÁRIO DE LOIÇA.

É de loiça mesmo minha senhora e a vela é espremassete. Quando na verdade Aa palavra coerreta seria VELA dede ESPERMACETE.



Significado de Espermacete
s.m. Substância oleosa, semelhante à cera, extraída da cabeça do cachalote. Essa substância, além de se encontrar nos seios cranianos do cachalote, também existe, em menor quantidade, na gordura que fica sob sua pele. O espermacete é usado como ingrediente de certas pomadas e cremes para o rosto. Antigamente era usado na fabricação de velas. Nas fábricas, o espermacete é usado para lubrificar máquinas. Também é utilizado para amaciar o couro. As baleias-de-focinho-de-gargalo também fornecem algum espermacete.


Iderval Reginaldo Tenório- nascido e criado no bairro do Socorro, continuo por aí.