quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Sistema FIEC participa da Feira do Empreendedor do Cariri 2015

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC, Beto Studart, participa da abertura da Feira do Empreendedor do Cariri, no dia 25/11, às 18h30, abordando o desenvolvimento da indústria do Cariri e as ações do Sistema FIEC (SESI, SENAI e Instituto Euvaldo Euvaldo Lodi (IEL)) para alavancar esse desenvolvimento. Ele também vai apresentar as vantagens do Programa para Desenvolvimento da Indústria para a região.

A Feira do Empreendedor é um dos eventos de maior sucesso do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e estará acontecendo em sua 7ª edição no Ceará e pela 1ª vez no interior, no período de 25 a 28 de novembro de 2015, no palácio da Microempresa do Cariri, em Juazeiro do Norte.

A Feira do Empreendedor reúne no mesmo espaço informações sobre abertura de empresas, tecnologia, cursos, treinamentos direcionados para o desenvolvimento e estímulo à cultura empreendedora. Trata-se de um evento que fomenta a geração de negócios por meio da exposição de oportunidades, produtos e serviços. Serão apresentadas novas oportunidades de negócios, com exposição de máquinas, equipamentos, insumos, serviços, startups e de empresas que buscam distribuidores e representação comercial. Os visitantes terão oportunidade de conhecer os produtos e serviços disponíveis no SEBRAE/CE e nos parceiros institucionais como o Sistema FIEC. 
A Feira do Empreendedor Cariri terá também como foco a profissionalização da gestão de potenciais e novos empreendedores, por meio da capacitação, além de proporcionar aos visitantes oportunidades de negócios rentáveis e de baixo investimento. Além disso, apresentaremos oportunidades de inclusão social por meio do empreendedorismo.

Sistema FIEC na Programação

Durante o evento, o Sistema FIEC participará como instituição integrante da programação. Por meio do SESI, SENAI/CE, IEL/CE e Centro Internacional de Negócios do Ceará e parceiros, ofertará palestras com temas diversos, como por exemplo, Gestão em inovação para pequenos negócios; Impressão 3D; Design estratégico para produzir marcas, produtos e serviços competitivos; Workshop sobre internacionalização; Segurança comportamental – Como reduzir Acidentes de Trabalho;  Entrada na era do e-commerce, dentre outros.

Sistema FIEC atua fortemente no Cariri
O Sistema FIEC atua para o crescimento e desenvolvimento sócio-econômico através do fortalecimento da indústria cearense, através do SESI, SENAI e IEL. O SENAI, com mais de 40 anos na região do Cariri é pioneiro na Educação Profissional. Investimos nas áreas de Calçados, Construção Civil, Têxtil, Metalmecânica, com aquisição de máquinas e equipamentos, oferecendo aos nossos alunos uma realidade em sala de aula compatível com aquela vivida no chão de fábrica. Esses investimentos geram resultados importantes para empresas como, por exemplo, para a cidade de Juazeiro do Norte que hoje é o terceiro maior polo calçadista no país. O SESI, o SENAI e o IEL/CE, juntos, capacitam uma média de 14000 profissionais por ano na Região do Cariri.
O pioneirismo do SENAI e do SESI na formação de mão-de-obra e na formação escolar para a indústria local, respectivamente, através da atuaação em educação, qualidade de vida, SST, capacitação e inovação, coloca a região do Cariri em destaque no cenário econômico cearense.
Cursos de capacitação para Indústria no Cariri
Pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), são oferecidos cursos de capacitação direcionados para empresas que trabalham com Vestuário, Metalmecânica, Eletroeletrônica, Tecnologia da Informação, Construção Civil, Calçados, Automação. Podemos destacar a área da Construção Civil com os seguintes cursos programados: Mestre de Obras, Pedreiro e Drywall.
Por meio do Serviço Social da Indústria (SESI/CE), são ofertados cursos de Educação básica e Continuada, que compreendem inclusão digital, idiomas, matemática, português, ética no trabalho, relacionamento interpessoal, feedback, educação orçamentária, etc. Além dos citados anteriormente temos também cursos de capacitação para a alta gestão e serviços de Segurança e Saúde no Trabalho que incluem Programas Legais, Consultoria, Laudos Técnicos, Medições, CIPA e cursos sobre as Normas Regulamentadoras.

Participação do Sistema FIEC na Feira do Empreendedor do Cariri
Dia 25/11
16h30 – Palestra: O impacto da crise na panificação e como superá-la – Lauro Martins, presidente do Sindpan
18h30 – Abertura da Feira do Empreendedor – Beto Studart, presidente da FIEC
Dia 26/11
14h30 – Palestra: Como a gestão da inovação pode impactar no pequeno negócio – Mateus Paulino, FIEC
15h45 – Palestra: Impressão 3D – Uma nova perspectiva para os produtos do Futuro – SENAI
16h30 – Palestra: O Encadeamento Produtivo na Panificação do Cariri – Sebrae/Moinho Ancora/Sindpan

Dia 27/11
14h – Oficina: Congelamento na Panificação – Consultor Sindpan
14h30 – Palestra: Design estratégico para produzir marcas, produtos e serviços competitivos – Daniele Caldas/SENAI
16h15 – Workshop sobre Internacionalização – Marlene Albuquerque (Centro Internacional de Negócios), representante do BNB e Fernando Aragão (Unidade de Fomento FIEC)
16h30 – Palestra: Pães enriquecidos, agregando valor nutricional – Consultor Sindpan
17h30 – Lançamento da Publicação Inova Moda – Daniele Caldas/SENAI

Dia 28/11
14h30 – Palestra: Segurança comportamental – Como reduzir os acidentes do trabalho – SESI
15h45 – Palestra Entrada na era do e-commerce – José Emerson/SENAI
16h30 – Palestra: Controle de Qualidade: Manipulação x Higienização – Consultor Sindpan
17h – Oficina: Confeitaria Salgada – Consultor Sindpan

Informações para a Imprensa
Gerência de Comunicações - Sistema FIEC
(85) 3421 5435 / (85) 3421 5434
Confira as notícias da indústria cearense no FIEC Online.
Facebook: www.facebook.com/SistemaFIEC.
Twitter: www.twitter.com/FiecOnline.

Nenhum comentário: